A convite do Município de S. João da Madeira, o professor e investigador Eduardo Anselmo Castro é o orador da próxima sessão do ciclo “Pensar Futuro”.
Com o título “Os Desafios para a Demografia”, essa conferência está agendada para 1 de julho, às 17h00, e irá decorrer no auditório dos Paços da Cultura, com entrada gratuita.
Autor de mais de 200 publicações científicas, sobre temas com a demografia, habitação, modelação econométrica ou estatística espacial, Eduardo Anselmo de Castro tem participado e coordenado projetos de investigação nacionais e internacionais, focados, designadamente, na análise de impacto social e económico, desenvolvimento regional e políticas de inovação.
Na sua vasta formação académica, inclui-se um Doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente, pela Universidade de Aveiro, um Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local, pela Universidade de Lisboa, e uma Licenciatura em Engenharia Civil, pela Universidade de Coimbra.
É Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, instituição onde integra o Grupo de Estudos em Território e Inovação (GETIN), sendo também membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, que coordenou. É ainda vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Conferências “Pensar Futuro” realizam-se desde 2018
Este é o segundo momento da edição de 2023 do ciclo “Pensar Futuro”, que é dedicado, este ano, ao tema “Os Novos Desafios da Sociedade”. O primeiro orador foi o bispo D. Américo Aguiar, estando programadas, para além da sessão de 1 de Julho com Eduardo Anselmo Castro, mais duas conferências.
Assim, a 23 de setembro, Carlos Jalali, professor na Universidade de Aveiro, onde dirige o mestrado em Ciência Política, abordará “Os Desafios da Democracia”. Finalmente, a 28 de outubro, o cientista Nuno Castro falará sobre “Os Desafios da Inteligência Artificial”.
São quatro conferências para proporcionar ao público uma perspetiva abrangente sobre novos desafios com que o mundo se depara, pelo olhar de diferentes intervenientes, dando continuidade a uma iniciativa que arrancou em 2018 e que já trouxe a S. João da Madeira um vasto conjunto de especialistas em diversas áreas.
O físico Carlos Fiolhais, o deputado Alexandre Quintanilha, o médico Sobrinho Simões, a Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais, o padre Anselmo Borges ou o jornalista e comentador político José Milhazes foram alguns dos conferencistas que passaram por S. João da Madeira para intervirem no “Pensar Futuro”.