Sociedade

Dossier TAP - Resistindo às Privatizações apresentado por Manuel Gouveia

• Favoritos: 62


A apresentação do “Dossier TAP - Resistindo às Privatizações” incluiu a participação de Manuel Gouveia da CAE/PCP, que detalhou os principais pontos do livro do partido sobre a privatização da TAP.

O objetivo da apresentação, que decorreu no passado dia 3 de novembro, foi lançar luz sobre uma série de informações que o partido considera fundamentais para a compreensão da situação da TAP e as implicações das privatizações. Manuel Gouveia destacou que o partido possui agora documentos que confirmam informações previamente conhecidas, mas que estavam, anteriormente, escondidas do público. Uma das revelações foi “a confirmação de que a TAP, ao contrário da crença generalizada, estava a dar lucro no decorrer dos últimos anos”, segundo afirmou, agora que foram disponibilizadas as contas da companhia aérea.
Estes documentos revelaram detalhes sobre a aquisição de empresas e ativos, como a mecânica, que foram comprados com o dinheiro da própria TAP. O partido alega que alguns exemplos do que foi feito com a TAP resultaram em prejuízos significativos para a companhia aérea que, de acordo com Manuel Gouveia, “andamos anos a dizer que o negócio da manutenção no Brasil era um buraco sem fundo e agora está toda a gente de acordo connosco, porque conseguimos ver que aquilo, de facto, custou ao país mil milhões de euros, mas que não é dívida da TAP”, algo que tornou necessário o lançamento do livro coletivo.

“Para que as pessoas conheçam a verdade sobre a TAP”

Manuel Gouveia enfatizou a importância de disponibilizar estas informações, contrapondo as narrativas que, segundo o PCP, eram falsas. “Sentimos necessidade de fazer o livro, desde que houve a comissão de inquérito, mesmo depois de juntarmos a informação que existe (que vão continuar a fazer de conta que não existe), sentimos necessidade de sistematizá-la e colocá-la num livro para que as pessoas conheçam a verdade sobre a TAP”, acrescentando que o partido tem uma “relação estreita” com as grandes empresas nacionais e acredita que as empresas estratégicas desempenham um papel fundamental no país.
A apresentação do “Dossier TAP - Resistindo às Privatizações”, através da organização Concelhia de S. João da Madeira do PCP, atraiu a atenção de pessoas interessadas em compreender os desenvolvimentos em torno da TAP e das privatizações.

62 Recomendações
107 visualizações
bookmark icon