O empresário sanjoanense Domingos Ferreira Neto faleceu no passado domingo, dia 1 de setembro, aos 88 anos de idade. O funeral deste ilustre sanjoanense aconteceu esta terça-feira na capela mortuária junto da Igreja Matriz de S. João da Madeira.
Nas redes sociais da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o município destacou “o contributo relevante de Domingos Ferreira Neto para o progresso de S. João da Madeira e para o desenvolvimento” da economia do concelho. A autarquia realçou, ainda, que a sua figura “permanecerá como uma referência para a indústria sanjoanense”.
Em 2014, Domingos Ferreira Neto foi distinguido pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial, pelo seu contributo em prol da economia nacional. Em 2017, também foi galardoado com a Medalha de Mérito Municipal. Juntamente com o seu irmão Augusto Neto, foi o fundador da empresa Netos & Cardeiro, que conta com 67 anos de vida atualmente.
Além da sua veia empresarial, Domingos Ferreira Neto também dedicou a sua vida ao calçado, sendo dirigente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e presidente do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).
Segundo uma publicação das redes sociais da APICCAPS, a instituição referiu que a história da indústria de calçado “escreve-se diariamente a várias mãos, com protagonistas e centenas de atores” e que, “como em qualquer história, há líderes e seguidores”, concluindo que Domingos Neto “foi um líder”. Durante mais de três décadas, foi diretor da APICCAPS e a instituição realçou que teve “uma vida integralmente dedicada ao setor de calçado e notabilizou-se por uma forte participação associativa”.
“Sentimos todos que perdemos um amigo e um companheiro: generoso, leal, solidário, de carácter e com uma capacidade de entrega a causas e aos amigos que são raras de encontrar. Devemos-lhe muito”, considerou o chairman da APICCAPS, Manuel Carlos Silva, ainda na mesma publicação de Facebook, que conclui com a seguinte nota de agradecimento: “Obrigado, Domingos Neto. A indústria de calçado estar-lhe-á eternamente agradecida. Só é possível construir uma história de sucesso quando encontramos empresários com esta visão e carisma.”
Também o CTCP dedicou um texto ao empresário sanjoanense nas suas redes sociais, instituição na qual Domingos Ferreira Neto foi presidente do Conselho de Administração ao longo de 24 anos, entre 1994 e 2020. “Durante mais de duas décadas, Domingos Neto desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na inovação do setor do calçado em Portugal, contribuindo de forma inestimável para o crescimento e reconhecimento internacional da nossa indústria”, pode ler-se na publicação, divulgada na página de Facebook do CTCP.
Neste momento de dor, o jornal ‘O Regional’ dirige os seus pêsames e as suas sentidas condolências à sua família e amigos.