Sociedade

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor para melhorar competências de literacia financeira

• Favoritos: 73


São 14 as atividades que serão organizadas em S. João da Madeira para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. As ações irão decorrer de 12 a 15 de março.

S. João da Madeira volta a assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira prepara entre 12 e 15 de março uma série de atividades envolvendo, não só a população escolar, mas também os idosos, empresários, desempregados e público em geral.
“Esta celebração pretende contribuir para a melhoria das competências de literacia financeira das crianças, dos jovens e da população em geral.
De forma lúdica mas com informações rigorosas, claras e acessíveis, pretende consciencializar para a importância de escolhas financeiras acertadas, incentivando o consumerismo em detrimento do consumismo, alicerçando um futuro financeiro confortável e responsável”, refere a vereadora da Divisão de Educação da autarquia.
Irene Guimarães acrescenta que esta, é, uma iniciativa que tem ainda como objetivo mostrar, à comunidade, “a importância do Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC), criado por este executivo no ano de 2020, tendo em vista a salvaguarda e a defesa dos direitos ligados ao consumo”.
Nesta edição as sessões serão dinamizadas pela DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor - pelo Banco de Portugal e pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Assim, as sessões para o público escolar irão decorrer nos dias 12 e 13 no Centro de Educação Integral, Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e nos Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior. Para além das sessões escolares, o Município irá ainda dinamizar ações dirigidas a públicos específicos, entre os dias 14 e 15, como por exemplo uma sessão dirigida ao público empresarial e uma visita de estudo à filial do Banco de Portugal, no Porto, envolvendo utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia sanjoanense.
No dia 15, pelas 14h30, o auditório o Museu da Chapelaria recebe a ação “Consumo e Segurança” dinamizada pela Polícia de Segurança Pública, tendo como público-alvo utentes e formandos do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Um dos pontos altos do calendário irá decorrer no dia 12, pelas 20h45, através do webinar “Literacia Financeira para Pais e Filhos”. Com transmissão em direto através das redes sociais do município, o Webinar será dinamizado por juristas, professores, estudantes e representante das famílias para, de uma forma interativa, abordarem temáticas atuais sobre o consumo e a literacia financeira.
Segundo nota enviada pela autarquia, a iniciativa tem como objetivo “reforçar a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores do concelho, dando voz às suas reivindicações e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, as ações pretendem ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras, informadas e sustentáveis”.

73 Recomendações
109 visualizações
bookmark icon