Sociedade

Dia Mundial da Criança juntou mais de duas mil crianças no Parque do Rio Ul

• Favoritos: 5


O Parque do Rio Ul foi invadido por mais de 2 mil crianças, que trocaram as salas de aula por momentos de brincadeira ao ar livre, para assinalarem o Dia Mundial da Criança.
A iniciativa contou com animação musical, insufláveis e ofertas às crianças, para além de inúmeras propostas de convívio e aprendizagem.
Durante dois dias, o Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira, transformou-se num autêntico parque de diversões ao ar livre, recebendo mais de duas mil crianças para ali assinalarem o Dia Mundial da Criança.
O maior espaço verde da cidade reuniu, na última segunda e terça-feira, as crianças das escolas, oferecendo-lhes um espaço onde não faltaram insufláveis, pinturas faciais, figuras da Disney, corridas de carros, jogos tradicionais, experiências e desafios, proporcionando momentos únicos a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. “Está a ser muito divertido”, dizia Salvador Sousa, de 8 anos, enquanto exibia a pintura facial que escolheu: a bandeira nacional. “Sou português e os meus amigos também a escolheram”, assumia, enquanto se aproximava dos insufláveis.
Henrique Ferreira, também aluno do segundo ano da escola de Casaldelo, em S. João da Madeira, destacou também as pinturas e as corridas de carros com os agentes da Escola Segura. “É muito divertido e estou a gostar muito de estar aqui com os meus amigos.
O jardim é bonito e os meus amigos também estão a gostar muito de aqui estar”, assumia.
Vitória Gomes era outra aluna desta escola que não escondia a satisfação deste dia dedicado aos mais pequenos. “Estamos muito felizes”, apontando as pinturas faciais como aquilo que mais a fascinava. “Sou vaidosa”, assumia a ´O Regional´ enquanto sorria de forma envergonhada.
No dia 2, as atividades foram dirigidas aos alunos do 1.º ciclo, enquanto no dia seguinte foi a vez do 2.º ciclo participar num programa promovido pela PSP, com o apoio da autarquia.
Paralelamente, as crianças do pré-escolar assistiram ao filme de animação Um Gato com Sorte, no cinema do 8.ª Avenida, também numa iniciativa da Câmara Municipal.
Além da diversão, os dois dias incluíram momentos de sensibilização, onde os mais pequenos puderam aprender sobre os seus direitos e refletir sobre o cuidado com o planeta e a sua cidade.

As crianças “são o bem mais precioso que as comunidades têm”

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, realçou que esta celebração pretende “incentivar todas as crianças a brincar” e oferecer “momentos de qualidade para viver em família”. Sublinhou ainda a importância de promover atividades ao ar livre que estimulem a curiosidade, a socialização e a partilha.
O autarca destacou também a importância de “estender” este dia até ao cinema. “É uma forma de incutir nas crianças o hábito de se deslocarem às salas de cinema para ali verem cinema num ambiente propício e com qualidade, sem a interferência dos telemóveis.”
Entre as novidades desta edição, o autarca destacou os “lanches gratuitos para os alunos do pré-escolar e 1. ciclo”.
Em jeito de mensagem para a efeméride, Sequeira salientou que as crianças “são o bem mais precioso que as comunidades têm e que tudo deverá ser feito para as proteger — algo que não está assegurado em todo o mundo.
Todas as crianças que não têm estas oportunidades, que vivem num contexto de guerra, de fome… devemos ter essas crianças sempre presentes.”
Celebrado oficialmente a 1 de junho, o Dia Mundial da Criança foi criado em 1950 pela ONU para chamar a atenção para os direitos fundamentais das crianças. Em S. João da Madeira, a data foi vivida com sorrisos, brincadeiras e memórias felizes.

5 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
137 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *