Respeitando as regras vigentes, como a desinfeção das mãos e o uso de máscara, será possível a realização da romagem aos cemitérios e retomar as missas para assinalar o dia dos Fiéis Defuntos.
Nas comemorações do dia dos Fiéis Defuntos, em 1 de novembro, voltam as tradicionais romagens aos cemitérios, depois de, em 2020, não ter sido possível a sua realização, devido à pandemia causada pela covid-19, o que levou ao encerramento dos cemitérios.
O horário de funcionamento não irá sofrer qualquer alteração. No feriado será realizada a eucaristia no Cemitério N.º 3, às 10 horas. “No fim haverá oração exequial pelos defuntos. A movimentação pelo cemitério será reduzida”, refere o Pároco de S. João da Madeira. Álvaro Rocha adianta ainda que no período da tarde, pelas 15 horas, será realizada uma missa na igreja matriz. No fim decorrerá a romagem aos cemitérios 1 e 2. “Será necessário manter o critério de não haver muita movimentação, até porque nestes cemitérios o espaço de corredor é exíguo”, enfatiza o abade.
No que diz respeito ao dia 2, vão realizar-se missas de “sufrágio” pelos fiéis defuntos às 9, 17 e 21 horas na igreja matriz.
Por sua vez, Jorge Vultos Sequeira, Presidente do município de S. João da Madeira, disse a ‘O Regional’ que o feriado de segunda-feira é uma data muito “sensível e desejo que a próxima celebração signifique um retorno à normalidade”.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3863 de O Regional,
publicada em 28 de outubro de 2021