Sociedade

Dia de Ação pelo Clima promovido pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

• Favoritos: 43


No dia 21 de novembro, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, promoveu o Dia de Ação pelo Clima, que levou centenas de jovens a manifestarem-se nas ruas da cidade, com o objetivo de salientar a relevância da consciência ambiental.

Durante o decorrer da manhã, alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram numa caminhada da escola sede até ao Jardim Municipal de S. João da Madeira. No final do percurso, cartazes foram afixados, e a canção “Do It Now!” foi entoada, reforçando o compromisso com a ação climática.
A professora coordenadora da equipa EcoEscolas, Cristina Tavares, em conversa com ‘O Refional’ realçou que o Dia de Ação Pelo Clima “não é apenas uma celebração pela bandeira verde, mas um compromisso contínuo com a causa”, ao mesmo tempo que destacou que, no ano anterior, todas as turmas trabalharam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e a iniciativa deste ano foi “uma demonstração notável de união e ação”, pensada pela turma do atual 8ºC. O evento não só celebrou conquistas, mas também serviu como recordação do papel ativo da comunidade educativa na promoção da sustentabilidade e consciencialização ambiental.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, expressou o seu agradecimento pela participação numerosa na manifestação realizada, pelo clima.“A vossa iniciativa é muito importante para a cidade e para o clima, continuem a lutar pelos vossos direitos e tudo o que está em causa”, enfatizando o valor do gesto em prol do meio ambiente e do futuro das gerações sanjoanenses.
No seu discurso, evidenciou que cada cidadão, independentemente da idade, possui o direito ao equilíbrio climático e a viver num ambiente saudável. “Todos nós temos uma meta diária: atingir o equilíbrio climático até 2050. Reduzir as emissões de gases poluentes, como o CO2, e combater a poluição do ar, rios, água, mar e oceano são passos essenciais para alcançarmos este objetivo”, afirmou o presidente, apelando à comunidade educativa a adequar comportamentos em prol do meio ambiente.
Pela tarde, decorreu o hasteamento da Bandeira Verde EcoEscolas em todas as escolas do agrupamento. A Escola Básica do Parque iniciou o evento às 14h30, seguida pela Escola Básica de Fundo de Vila às 15h15 e, finalmente, pela Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite pelas 16 horas. Nesta última, também foi hasteada a bandeira dos Direitos Humanos.

 

43 Recomendações
199 visualizações
bookmark icon