Sociedade

Desporto foi Rei no Carnaval das Escolas

• Favoritos: 57


Cerca de 1800 crianças e jovens, provenientes das escolas e associações locais, participaram, exibindo fantasias que celebraram o tema “Carnaval Desportivo” da 42ª edição do evento.

O desfile do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira é um dos eventos mais aguardados e importantes no calendário municipal. Este ano, o carnaval escolar voltou às ruas da cidade no último sábado, dia 1 de março, depois de ter sido adiado uma semana.
A edição deste ano não podia ter corrido melhor, superando as expectativas e enchendo as ruas de cor, alegria e muita animação, segundo a organização.
Cerca de 1800 crianças e jovens, provenientes dos estabelecimentos de ensino do concelho, participaram no desfile, exibindo fantasias que celebraram o tema da 42.ª edição, que tinha como mote “Carnaval Desportivo”. As fantasias dos participantes foram inspiradas em diferentes desportos, como futebol, atletismo, natação, surf e basquetebol, uma verdadeira homenagem à diversidade e à paixão pelo desporto, muito marcadas em S. João da Madeira.
Para além das escolas, o desfile contou ainda com a participação das coletividades desportivas locais, que acrescentaram mais cor e vida ao evento.
O desfile teve início na Avenida da Misericórdia, seguindo pela Avenida Dr. Renato Araújo, até terminar na Praça Luís Ribeiro, onde o evento culminou com uma forte animação que envolveu toda a cidade.
A participação massiva e o espírito festivo mostraram, mais uma vez, a importância deste evento para a comunidade de S. João da Madeira. “Trabalho nesta cidade e tive curiosidade em vir ver. Acho que está muito bem organizado, a temperatura está a ajudar e o ambiente é muito agradável, pois não contava com tantas pessoas”, disse a 'O Regional' João Costa.
Entende ainda que, por ser um carnaval escolar, “é mais genuíno” e dos vários grupos destacou os “pequeninos que vão com as pranchas de surf e o carro alegórico de uma escola”.

“O Rei grego Tonecas”

Uma das grandes surpresas deste carnaval foi a presença do Rei, mas não se tratou de um rei qualquer. O grande convidado da Escola Serafim Leite foi o agente da Escola Segura, conhecido como “Tonecas”. O que tornou a sua presença ainda mais notável neste desfile foi a escolha do traje. Em vez de usar a farda habitual da PSP, “Rodrigues” optou por vestir-se como um deus grego, uma referência clara aos Jogos Olímpicos. Este traje simbólico não só destacou a criatividade e o espírito carnavalesco, como também foi uma forma de homenagear os jogos e as suas tradições, ligando o tema desportivo ao ambiente festivo da época.
O Carnaval das Escolas de S. João da Madeira continua a reforçar o papel do evento como um marco nos eventos da cidade e um símbolo de união entre as várias gerações e culturas que fazem parte desta vibrante comunidade.
O evento é organizado pela Câmara Municipal, em articulação com as escolas. “Este ano decidimos aliar o Carnaval ao Desporto. O desporto é uma das forças da nossa cidade e estamos sob a égide do centenário da ADS. Foi uma excelente escolha”, disse Jorge Vultos Sequeira, presidente da autarquia, à margem do desfile a 'O Regional'. O autarca agradeceu a “todos os participantes” que deram corpo a mais esta edição, em especial às crianças e aos professores, educadores e pessoal não docente. “Enalteço o papel da PSP e dos bombeiros, que contribuíram para que o evento decorresse em segurança.”

EB2,3 não participou pela primeira vez no desfile

A Fanfarra e os cadetes dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira deram o pontapé de partida no desfile. Seguiram-se os seguintes grupos e instituições: o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia – Majoretes, a Associação Desportiva Sanjoanense, a Universidade Sénior, a AEJ – Associação Estamos Juntos, o Colégio Santa Filomena, a APROJ, a Creche Alberto Manuel Pacheco, o Abrigo Infantil das Laranjeiras, o Centro Infantil de S. João da Madeira, o Centro de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices”, o CCD Hip Hop, o CCD Zumba, o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, o CCDR Fundo de Vila, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e a Equi S. João.
Segundo apurámos, a EB2,3 de S. João da Madeira não participou pela primeira vez no evento, curiosamente a escola que organizou, pela primeira vez, este desfile de Carnaval há mais de 40 anos.

57 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
262 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *