Sociedade

Desfolhada à moda antiga assentou arraiais na Casa da Eira

• Favoritos: 10


Atividade decorreu no último sábado e incluiu danças e cantares tradicionais.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua unidade orgânica do Ambiente, promoveu uma desfolhada à moda antiga na Casa da Eira do Parque do Rio Ul, ao final da tarde do último sábado, recriando esse momento tradicional da atividade agrícola na região.
Muito participada, esta atividade possibilitou reviver outros tempos, em que as pessoas se juntavam, em animados convívios, para desfolhar as espigas, cujos grãos eram depois moídos para fazer a farinha com que se fazia a broa.
O município esteve representado pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, pelo vice-presidente da Câmara, José Nuno Vieira, responsável pela área do Ambiente na autarquia, e pela vereadora da Educação, Irene Guimarães, que se juntaram aos numerosos participantes de diferentes faixas etárias que se associaram à atividade.
Com acesso gratuito, esta desfolhada incluiu música, danças e cantares tradicionais, proporcionados pelo Grupo Folclórico de Cidacos. Do programa fez ainda parte um lanche evocativo das antigas merendas dos trabalhadores agrícolas.

 

10 Recomendações
91 visualizações
bookmark icon