Sociedade

Desconvocado protesto de vigilantes da empresa Ovisegur que trabalham na Câmara

• Favoritos: 23


Sindicato vai receber da empresa proposta de novo contrato “com a salvaguarda de todos os direitos dos trabalhadores”. Uma posição que vai ao encontro da perspetiva da autarquia sanjoanense.

Esteve agendada para a última sexta-feira uma concentração de trabalhadores da empresa que presta serviço de vigilância privada para a Câmara Municipal de S. João da Madeira, mas o protesto acabou por ser desconvocado depois de alcançado um acordo entre as partes.
Em causa, estava a passagem de direitos dos vigilantes colocados na autarquia sanjoanense, na sequência do novo concurso público que determinou a adjudicação do serviço a uma nova empresa, para a qual transitam os trabalhadores em causa.
Este processo, no qual a Câmara assumiu um papel de mediação entre as diferentes entidades, teve por base o facto de o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) alegar que não se encontrava garantida pela nova empresa adjudicatária do serviço a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores e a aplicação da legislação que os protege.
Fonte da autarquia transmitiu a ‘O Regional’ que a posição de princípio do município foi a de “exigir o cumprimento da lei e a manutenção dos trabalhadores”, assim como “a salvaguarda dos seus direitos”, tendo, nesse quadro, participado nesse processo e, nomeadamente, na reunião que levou ao cancelamento do protesto, no passado dia 2 de setembro, que envolveram também o Ministério do Trabalho, o STAD e a anterior adjudicatárias do serviço, respetivamente Ovisegur e COPS.
De salientar que os serviços de vigilância da Câmara Municipal são contratados por períodos de dois anos através de concurso público, tendo sido adjudicados à COPS no procedimento anterior e agora à Ovisegur, que já se encontra a operar na autarquia, mantendo os profissionais que desempenhavam esse trabalho de vigilância para a empresa antecessora.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3856 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 9 de setembro de 2021

23 Recomendações
102 visualizações
bookmark icon