Sociedade

D. Américo Aguiar apresentou livro e doou par de sapatos ao Museu do Calçado

• Favoritos: 83 • Comentários: 1


O Museu do Calçado acolheu na última semana o lançamento do livro “Memórias de uma Jornada Belíssima”, de D. Américo Aguiar, obra que reflete experiências e memórias das Jornadas Mundiais da Juventude.

Durante a apresentação da obra, o Cardeal D. Américo Manuel Alves Aguiar ofereceu um par de sapatos ao Museu do Calçado e presenteou Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com um anel. “Não são as sandálias do pescador, mas são os sapatos do cardeal. Foram eles que me levaram a Roma e testemunharam a minha criação cardinalícia, bem como a deslocação junto do Papa Francisco para lhe dizer obrigado pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, evento que se realizou em Lisboa em 2023. Segundo informação do cardeal , estes sapatos vão ficar expostos ao lado do par de António Guterres, secretário-geral da ONU, no museu sanjoanense. “Nos últimos tempos estes sapatos percorreram o amado território da Península de Setúbal”, enfatiza ainda D. Américo Aguiar.
Jorge Vultos Sequeira agradeceu a “generosidade” do cardeal “com a oferta do anel, que me foi feita a mim, mas que ficará no património do município”. “Esse anel ficará integrado no município, estando a ser definida a sua solução expositiva”, afirmou o edil na última reunião de Câmara deste ano.
Por seu turno, o cardeal acrescentou que se trata de “uma contribuição para que no futuro compreenda a profundidade do caminho que percorremos juntos”. Jorge Vultos Sequeira fez questão de destacar a relevância do evento para a cidade, tanto mais que decorreu num espaço que “simboliza o caminhar, a persistência e a construção de histórias”.
O autarca relembrou o papel ativo de S. João da Madeira durante as JMJ, lembrando que a cidade acolheu 700 jovens peregrinos, que “deixaram uma mensagem de paz e enriquecimento para a nossa comunidade”.

83 Recomendações
84 visualizações
bookmark icon