Sociedade

Criada a Associação de Voluntárias de Rua de S. João da Madeira

• Favoritos: 21


Há uma nova associação em S. João da Madeira, criada a 24 de fevereiro, sem fins lucrativos, e que pretende “minimizar o sofrimento dos animais que vivem nas ruas da cidade”.
“Estes animais abandonados ou provenientes de ninhadas de animais não esterilizados têm vindo a ser sinalizados por um vasto grupo de voluntárias, que têm dedicado parte do seu tempo a cuidá-los, acolhê-los e alimentá-los”, referem em comunicado as responsáveis do novo projeto.
A Associação de Voluntárias de Rua da Causa Animal de SJM nasce assim “da vontade e da necessidade destas voluntárias promoverem e sensibilizarem os cidadãos, para o problema na cidade dos animais abandonados, perdidos, feridos por atropelamento, colónias de gatos, matilhas, vítimas de maus tratos, aves, entre outros, que, não sendo de ninguém, fazem parte do nosso quotidiano e da nossa cidade”, conforme completa a mesma fonte.
Além do apoio e acompanhamento às cuidadoras de rua, entre outras ações, o objetivo da associação passa ainda por “intensificar o programa CED (capturar, esterilizar e devolver) dos felinos com protocolos a estabelecer com clínicas e/ou hospitais veterinários, criar uma loja solidária para a causa animal”.
Debates e workshops sobre a temática do bem-estar animal, a necessidade e importância da esterilização e castração, abordando ainda a adopção, o abandono e maus tratos estão também nas ambições da associação, cuja direção é presidida pela munícipe Ana Couto, tendo Fátima Quaresma como vice-presidente.

21 Recomendações
240 visualizações
bookmark icon