Sociedade

Convívio de Natal dos voluntários da “Sopa solidária”

• Favoritos: 35


No dia 6 de dezembro, realizou-se o habitual convívio de Natal dos cerca de vinte voluntários do projeto “Sopa solidária”, e de alguns familiares e amigos. Foi um momento de alegria e de enorme satisfação dos presentes, pela consciência da importância deste serviço que vêm prestando à comunidade.
Conforme lembrou a mentora do projeto, Susana Silva, diretora da Universidade Sénior, o projeto iniciou-se em 2011, quando era ela a presidente do Rotary Club. “Na altura éramos dezasseis voluntários e, com pequenas alterações, temos conseguido manter o projeto de pé. Nunca imaginei que durasse tanto e resistisse a situações tão adversas, como foram as da pandemia. Mas é bom sinal, quer dizer que continua a haver muita gente disposta a ajudar quem precisa”.
Conforme consta do texto justificativo inicial, “o projeto destina-se ao apoio a idosos e pessoas que vivem sós e que não conseguem assegurar a refeição da noite… Além da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, local onde são confecionadas as sopas, tem-se destacado o apoio da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, que forneceu as marmitas e tem disponibilizado apoio monetário para alimentos.” O número de sopas distribuídas é variável: neste momento estão a ser distribuídas 29 sopas, sempre acompanhadas de um pão e de uma peça de fruta. A seleção das pessoas a apoiar é feita em coordenação com a Rede Social concelhia. Além da entrega dos alimentos, há sempre uma palavra de apoio e de conforto, o que, em muitos casos, tem um importante valor afetivo.
Atualmente, a equipa da “Sopa solidária” é formada por um grupo de cinco cozinheiras e um cozinheiro, por cinco grupos de distribuição, cada um deles formado por dois elementos, e ainda por uma equipa de angariação de produtos alimentares. A sopa começa, normalmente, a ser confecionada por volta das 14 horas; pelas 16h saem as equipas de distribuição, uma por cada dia da semana. De registar que os voluntários levam os seus próprios veículos e custeiam também as despesas de combustível. Saliente-se, ainda, a colaboração de alunos da Universidade Sénior e de outros voluntários na oferta de produtos alimentares.
Este convívio de voluntários, nesta época natalícia, foi um sinal de esperança: enquanto houver pessoas que necessitam de apoio, também haverá quem se dispõe a partilhar o seu tempo e a sua vida para os ajudar.

35 Recomendações
148 visualizações
bookmark icon