Sociedade

Concurso público para concessão do estacionamento já foi lançado

• Favoritos: 45


O Município de S. João da Madeira já lançou um novo concurso público para a concessão do estacionamento à superfície e dos parques subterrâneos do Mercado e da rua João de Deus.

Trata-se da terceira tentativa da autarquia, que procura empresas interessadas para assumir a “concessão, exploração, gestão, requalificação, manutenção e fiscalização dos lugares de estacionamento pago na via pública”.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 13 de setembro, sendo que os concorrentes têm um prazo de 30 dias para apresentar propostas.Com um período de exploração de 15 anos, o concessionário terá a seu cargo a “fiscalização, manutenção e modernização do serviço”, como a introdução de um sistema de smart parking, esclareceu o presidente da câmara, Jorge Sequeira, na última assembleia municipal. “Mantemos que o modelo de concessão é o mais ajustado e vantajoso para o município. Desejamos, como se diz em bom português, é que à terceira seja de vez”, vincou ainda o edil.
Recorde-se que a concessão do estacionamento na cidade tem sido um tema amplamente discutido. Na última assembleia municipal, CDU e BE mostraram-se contra a concessão e defenderam que o estacionamento na cidade deve ter “uma gestão municipal”. Já a Coligação ‘Melhor Cidade do País’ é favorável à entrega do dossier a privados, apesar de tecer duras críticas à forma como todo o processo foi conduzido, considerando que a cidade “perdeu seis anos”. Por seu lado, a bancada socialista assinalou a “relevância do concurso”, que permitirá “resgatar a atual concessão que já não serve os interesse da cidade”, além de promover a modernização de um “sistema desatualizado” e ainda uma melhor fiscalização e gestão de parquímetros.

45 Recomendações
148 visualizações
bookmark icon