Sociedade

Concerto da Banda do Exército encerrou comemorações do Dia do Município

• Favoritos: 12


Para além deste espetáculo, programa dos 95.º aniversário do concelho incluiu, nos dias que antecederam o 11 de outubro,  outros momentos de palco, nomeadamente, a atuação da Tuna dos Voluntários e uma peça de teatro pelo grupo Serafins.

Casa cheia para à Casa da Criatividade para assistir ao concerto da Banda do Exército (Destacamento do Porto), momento que marcou o encerramento das comemorações do 95.º aniversário das comemorações da Emancipação Concelhia, no feriado municipal da passada segunda-feira, 11 de outubro.
Sob direção do Capitão Chefe de Banda de Música, Artur António Duarte Cardoso, a Banda do Exército confirmou em S. João da Madeira o elevado nível artístico que lhe é reconhecido e que lhe tem granjeado prestígio por todo o país, ao participar diversos eventos culturais.

Celebrar a história com a Tuna dos Voluntários…

Já na véspera do Dia do Município a música já tinha marcado as comemorações, com um outro concerto, protagonizado pela Tuna dos Voluntários, instituição sanjoanense agraciada com a medalha de mérito do Município, entregue em 2019, precisamente durante as cerimónias do aniversário da Emancipação Concelhia desse ano.
Tendo como convidado especial o guitarrista Victor Castro, este espetáculo teve lugar no edifício da Torre da Oliva, sob o título “LembraDura”, com a Tuna dos Voluntários a celebrar a história de S. João da Madeira através da Música, associando-se assim, às comemorações dos 95 anos do município.

… e com o grupo de teatro Serafins

A evocação da história do concelho já tinha sido a tónica de outra atividade de palco que também fez parte do primeiro dia do programa deste aniversário da emancipação concelhia de S. João da Madeira. Assim, na sexta-feira, 8 de outubro, o grupo de teatro Serafins, do Agrupamento de escolas Serafim Leite, representou a peça “Chapéus há muitos”, na Casa da Criatividade.
Esse espetáculo teatral, que contou ainda com a participação da Escola de Dança Turning Point, inseriu-se no projeto educativo “Celebrar a Nossa História”, desenvolvido pela Assembleia Municipal de S. João da Madeira. O público teve a oportunidade de acompanhar uma autêntica viagem no tempo e no espaço, tendo como referência uma das principais marcas identitárias do concelho: o chapéu.

12 Recomendações
6 visualizações
bookmark icon