Sociedade

Coligação preocupada com “criminalidade” na cidade

• Favoritos: 66


A agressão a um taxista em plena via pública da cidade levou a oposição a apelar ao trabalho conjunto entre autarquia e polícia para travar fenómenos de criminalidade.

O caso de violência na Av. Renato Araújo foi assunto na reunião de executivo, com João Almeida a lembrar que “a preocupação” da coligação PSD/CDS/IL com o policiamento e a criminalidade na cidade “não é nova”. Na passada quarta-feira, descreveu o vereador, um taxista, apercebendo-se de altercações e de “pessoas a espancar-se na via pública”, contactou as autoridades e acabou por ser agredido. “Não estamos a falar de madrugada, estamos a falar de uma hora fora do horário laboral, mas em que as pessoas ainda circulam”, vincou.
O incidente foi filmado, o vídeo percorreu as redes sociais e João Almeida alertou para uma tendência que parece estar a despontar, e não apenas no concelho. “Há um fenómeno de criminalidade que esteve controlado nos últimos anos e que parece voltar a ter fenómenos mais visíveis, que é o tráfico de droga”, afirmou. “Já tivemos períodos de enorme preocupação e de uma incidência muito grave, felizmente isso regrediu, mas todos desejamos que não volte”, lembrou. O vereador recomendou, por isso, que a autarquia trabalhe em conjunto com as forças de segurança “no sentido de saber o que é que em comum se pode fazer”. “Há algumas zonas identificadas na cidade como podendo ser mais problemáticas”, disse, apontando que a solução pode passar pelo policiamento ou pelo reforço de meios, se necessário.
Há uma boa articulação entre o município e a polícia, respondeu o presidente da Câmara, realçando que a intervenção da PSP levou à detenção de dois suspeitos, o que “significa que está atenta e faz o seu trabalho”. “Sabemos que houve uma intervenção policial muito específica nessa matéria para reprimir essa conduta”, afirmou Jorge Sequeira. “É um incidente que lamentamos e que gerou algum alarme social porque foi filmado e projetado, mas estamos em crer que é um episódio isolado. Diariamente não temos episódios destes na via pública e genericamente a nossa cidade é segura e tranquila”, sublinhou.
Na colaboração com a PSP, o edil destacou o combate à violência doméstica, “o principal problema de criminalidade” da cidade. Sequeira informou ainda que esta quinta-feira reunirá com o novo comissário e com o chefe da Divisão da PSP de Espinho “para continuar com o bom trabalho e boa relação” entre as instituições. “Todas as necessidades que nos são reportadas, fazemos sentir isso ao Governo, exigindo do Governo aquilo que for necessário para melhorar a segurança” no concelho, rematou.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 11 de maio ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

66 Recomendações
647 visualizações
bookmark icon