Auditório dos Paços da Cultura acolhe, no final da tarde de hoje, a sessão de apresentação do Plano de Pormenor e futuro espaço verde das Corgas, com a participação dos arquitetos Souto Moura e Sidónio Pardal.
Dois grandes nomes da arquitetura portuguesa estão hoje em S. João da Madeira, para anteciparem a transformação que está prevista para a zona das Corgas, limitada pela Rua Alexandre Herculano, Avenida Arantes e Oliveira, Museu da Chapelaria e antigo Complexo da Oliva.
Eduardo Souto Moura vem apresentar o Plano de Pormenor que elaborou para essa área do concelho, cabendo ao sanjoanense Sidónio Pardal dar a conhecer o Parque Urbano da sua autoria que aí irá nascer.
Ambos vão intervir na sessão pública, promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, que se iniciou há pouco no auditório dos Paços da Cultura e durante a qual serão abordadas as linhas orientadoras do referido Plano de Pormenor, aprovado já em 2012, com particular destaque para o parque urbano aí previsto.
De acordo com a planta de implantação desse instrumento de planeamento, a área verde pública em causa terá perto de 37 mil metros quadrados e nascerá em volta do troço da linha de caminho-de-ferro do Vouga, que atravessa a zona das Corgas, a poente da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e da Rua Oliveira Júnior.