Sociedade

Cidade terá em breve cerca de 150 novos lugares de creche gratuitos

• Favoritos: 17


A curto prazo haverá em S. João da Madeira dezenas de novos lugares de creche na rede privada e no setor social e solidário, aos quais as famílias sanjoanenses terão acesso gratuito, no âmbito do programa estatal Creche Feliz.

A rede nacional Creche Feliz foi lançada pelo governo em setembro de 2022 em S. João da Madeira, numa sessão com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que decorreu nas instalações do Ninho da Criança, uma das primeiras do país a aderir ao programa.
Pouco mais de um ano após o início dessa rede de creches gratuitas, a oferta em S. João da Madeira será em breve alargada, como “O Regional” avançou no início de junho passado, dando conta da aprovação de três candidaturas, para a abertura de novas vagas na Creche Albino Dias Fontes Garcia, no Abrigo das Laranjeiras, da Santa Casa da Misericórdia, e nas instalações do Centro de Educação Integral (CEI), por intermédio da Associação de Apoio à Educação.
Os espaços do Abrigo das Laranjeiras e do CEI que estão ser preparados para acolher o aumento de vagas receberam a visita de responsáveis autárquicos sanjoanenses no Dia do Município (11 de outubro). Esses trabalhos decorrem com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e vão ao encontro do aumento de procura registado na cidade face à gratuitidade da frequência do serviço de creches instituída pelo governo.
No caso concreto do Abrigo das Laranjeiras e do CEI, serão criadas perto de 150 vagas, sendo 40 no primeiro caso e 106 no segundo. Isto para além das 33 aprovadas na mesma altura para a Creche Albino Dias Fontes Garcia.

“Importante apoio às famílias”

Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, “a criação do programa Creche Feliz constitui uma medida muito importante de apoio às famílias”. Por isso, o autarca saúda o investimento “muito relevante” que está a ser feito em S. João da Madeira no crescimento das vagas de creche gratuita.

17 Recomendações
167 visualizações
bookmark icon