Sociedade

Cidade recebe 13.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde este sábado

• Favoritos: 81


O 13.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde vai decorrer na Casa da Criatividade, este sábado, e tem como objetivo alertar para a importância dos voluntários no apoio a doentes, hospitais e centros de saúde. São esperados 300 participantes.

Em declarações ao jornal 'O Regional', no âmbito do 13.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, que se realiza no próximo sábado, dia 21, em S. João da Madeira, Carlos Pinto Ribeiro assumiu que é necessário mais voluntários no setor da saúde, já que a pandemia recuou a atividade voluntária em mais de 40%, alertando para a “necessidade” de repor os números de voluntários que existiam antes da pandemia.
O presidente da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde diz que a escolha da realização do encontro em S. João da Madeira surgiu da parceria com a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião em Santa Maria da Feira, recordando que este encontro já passou por cidades como Braga, Barcelos ou Figueira da Foz.
Entre os principais objetivos do 13.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, Carlos Ribeiro destaca a aposta na “informação contínua” destas pessoas, a sua “avaliação e satisfação” no local onde têm o compromisso, uma vez que a Federação “não quer perder mais voluntários”.
Este responsável assegura que “atualmente há cerca de cinco mil voluntários federados, mas a pandemia “fez recuar” em mais de 40% os voluntários no apoio a doentes, hospitais e centros de saúde, dado que a idade média destas pessoas que se encontram no ativo é superior a 65 anos. “Muitos têm doenças crónicas e têm receio de habitarem em espaços, com receio de serem infetados e terem uma evolução da doença menos boa e, por isso, desistem, não arriscando a sua atividade de voluntário”, disse.

A importância de “dizer obrigado” aos voluntários

Carlos Ribeiro explicou ainda que este encontro nacional tem também como missão “dizer obrigado” a estes homens e mulheres que “fazem trabalho gratuito, que não esperam nenhuma recompensa e dizer-lhes obrigado é fundamental para o espirito de satisfação que a federação quer promover junto destas pessoas” uma vez que “a sociedade civil e as autoridades de saúde deste país normalmente esquecem-se de dizer obrigado a estas pessoas”.
A missão da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde assenta no apoio a hospitais, centros de saúde e doentes, especialmente, os “mais frágeis” e ainda os “mais excluídos”.
O 13.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde vai decorrer na Casa da Criatividade, “essencialmente para voluntários”, conta com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira e das empresas Viarco e da Olmar.

81 Recomendações
210 visualizações
bookmark icon