Sociedade

Cidade está transformada num jardim de tulipas

• Favoritos: 67


São cerca de 60 mil tulipas com cores vivas, num espetáculo visual que capta a atenção de quem passa por S. João da Madeira. Um cartão-de-visita que a cidade apresenta há vários anos por esta altura, anunciando a proximidade da primavera. Um investimento na aquisição dos bolbos de aproximadamente 17 mil euros.
Inúmeras tulipas de diferentes cores podem ser apreciadas em diferentes pontos da cidade, plantadas pelos jardineiros da Câmara de S. João da Madeira, depois de os respetivos bolbos terem sido desenvolvidos e cuidados nos viveiros municipais até produzirem a flor originária da Turquia e conhecida tradicionalmente como um símbolo da Holanda.
Ao todo, este processo envolve a plantação, em diversas rotundas e canteiros do espaço público do concelho, de cerca de 60 mil tulipas, de acordo com informação obtida pelo nosso jornal junto da Câmara Municipal, que adiantou ainda terem sido investidos aproximadamente 17 mil euros na aquisição dos bolbos.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, estas flores são já “uma imagem de marca do concelho”,  constituindo “um fator de atração a S. João da Madeira, sendo muito apreciadas dentro e fora da cidade”. Os elogios a esta presença de tulipas na cidade são notórios, podendo ser constatados, designadamente, em comentários nas redes sociais, de pessoas do concelho, mas também de residentes noutras localidades.

Cuidados dos jardineiros municipais são decisivos

Para o autarca sanjoa­nense, a beleza florida da paisagem urbana sanjoanense nesta altura do ano resulta, em grande medida, do “trabalho e cuidado” dos funcionários municipais do setor dos jardins, cuja dedicação é indispensável ao bom desenvolvimento das plantas e ao bom resultado global desta operação, que deixa os cerca de oito quilómetros quadrados do território sanjoanense preenchidos de tulipas.
Muito provavelmente, S. João da Madeira será, por esta altura, a cidade com maior número de tulipas por quilómetro quadrado, o que leva até a que haja exemplares subtraídos indevidamente ao espaço público por algumas pessoas que não resistem ao apelo destas flores, em especial por altura do Dia dos Namorados, vivido na última semana.
Essas situações já levaram a autarquia a apelar a que a opção seja a de tirar fotografias e não a tirar flores. Afinal, não há maneira aceitável de levar para casa tulipas do espaço público sanjoanense, a não ser captando a sua beleza através de fotografias e partilhando-as dessa forma.

67 Recomendações
409 visualizações
bookmark icon