Os ratings concelhios de 2024, divulgados pela Marktest, mostram mudanças. Lisboa regressa ao topo da lista, destronando Aveiro, que ocupava o 1º lugar, em 2023. S. João da Madeira perde terreno, recuando para 4º lugar.
S. João da Madeira desceu duas posições, para o 4º lugar, no ranking dos melhores concelhos de Portugal. Os ratings concelhios de 2024, publicados pela Marktest, mostram que o concelho sanjoanense tem menos duas décimas do que no ano passado, em que ocupou o 3º lugar. Note-se que S. João da Madeira tinha liderado este indicador, entre 2014 e 2016, e tinha ocupado a 2ª posição, em 2017.
Os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest (um grupo constituído por várias empresas especializadas na área de estudos de mercado e processamento de informação) que, desde 2014, analisa 39 indicadores, com base em informação produzida pelas fontes oficiais de estatística, agrupando esses indicadores em três componentes – dinamismo demográfico, dinamismo económico, qualidade de vida – sendo cada um destes indicadores classificado com uma notação de 1 a 20, tendo em conta a posição do concelho, no conjunto dos 308 concelhos do país. O objetivo deste ranking é dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, permitindo observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4017, de 9 de janeiro de 2025 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/