Sociedade

Centro de Arte Oliva recebeu encontro intermunicipal sobre aplicação do PRR no reforço da coesão social

• Favoritos: 29


O 4.º Encontro Intermunicipal do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas do sul da Área Metropolitana do Porto (AMP) decorreu, na semana passada, no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira. Os trabalhos desta sessão abriram com a intervenção de Jorge Vultos Sequeira, na qualidade de presidente da AMP, tendo contado com a presença de autarcas dos cinco municípios que integram a Unidade Técnica Territorial AMP Sul.
Esta estrutura é responsável pela execução de cerca de 24 milhões de euros, de um total de 120 milhões de euros que a AMP obteve como financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontrando-se as operações no terreno desde março de 2022 com um prazo de conclusão em dezembro de 2025.
Na intervenção de abertura, o presidente da AMP e da Câmara Municipal de S. João da Madeira destacou o facto de as cinco autarquias envolvidas -Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra e S. João da Madeira - terem conseguido "elaborar um projeto conjunto", mesmo "sendo diferentes" e "tendo até muitas das vezes perspectivas políticas diferentes".
Com o intuito de monitorizar e informar sobre a implementação deste plano, Jorge Vultos Sequeira, na sua qualidade de autarca de S. João da Madeira, deu ainda nota do ponto de situação da execução da vertente material e imaterial no que à sua cidade diz respeito, que envolve um financiamento histórico de cerca de 3 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira referiu alguns exemplos desse investimento, como a reabilitação das instalações do ATL Gente Miúda e do espaço da Estudaria, os lanches escolares saudáveis, o PT Sénior, o programa de Preparação Individualizada da Medicação, à realização de um estudo epidemiológico à população sénior com a Universidade de Aveiro, o desenvolvimento de atividades para pessoas com experiência de doença mental, entre outros.
Este 4.º Encontro Intermunicipal do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas – AMP Sul realizou-se sob o lema “5 Municípios, 1 Território – O Planeamento Estratégico como fator de coesão social”, tendo incluído diversos painéis temáticos e as intervenções de autarcas dos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, para além de S. João da Madeira, concelho anfitrião desta iniciativa.
A vereadora da Ação Social e da Habitação do município sanjoanense, Paula Gaio, encerrou a sessão, na qual participaram ainda técnicos das autarquias da Unidade Técnica Territorial AMP Sul e representantes de entidades parceiras, designadamente das áreas da saúde, educação, desporto e ação social.

29 Recomendações
214 visualizações
bookmark icon