Sociedade

Cash Advance ou Crédito Pessoal: Que alternativa de financiamento devo escolher?

• Favoritos: 57


Muito útil para fazer face a gastos inesperados, o cash advance pode também representar uma ameaça à saúde das suas finanças. Já o crédito pessoal é adequado apenas a algumas situações. Conheça as diferenças e saiba qual escolher.
A qualquer momento, pode surgir uma despesa inesperada (uma avaria no automóvel, uma consulta de urgência, um eletrodoméstico que tem de ser substituído…) ou uma oportunidade de investimento que implica ter disponível um montante extra, de forma imediata, na conta à ordem.
Para responder a estas situações, muitas pessoas recorrem ao cash advance, uma modalidade que permite ter o dinheiro imediatamente disponível. Mas vale a pena recorrer a esta forma de financiamento? Ou será que compensa mais pedir um crédito pessoal? Antes de tomar uma decisão, vamos perceber as diferenças.

Cash Advance vs. Crédito Pessoal: Quais as Diferenças?
O cash advance é uma funcionalidade que a maioria dos bancos disponibiliza aos clientes que têm cartões de crédito. Esta modalidade permite ao cliente ter acesso imediato a um montante até ao limite máximo do valor disponível para o cartão de crédito. Para aceder ao cash advance, basta dirigir-se a um multibanco e levantar o dinheiro ou abrir a aplicação ou website de home banking e pedir a transferência do montante para a conta à ordem.
Em termos de custos, o cash advance poderá estar sujeito a juros, correspondentes à taxa de juro definida aquando a contratação do cartão de crédito. Se optar pelo levantamento do montante, aplicam-se também uma comissão e o imposto de selo, sujeitos à tabela de preços da entidade financeira.
Já o crédito pessoal rápido é um tipo de crédito ao consumo, através do qual o cliente tem acesso a um montante mais elevado do que através do cash advance, mas menor do que, por exemplo, um crédito automóvel ou habitação. O crédito pessoal pode servir para diversas finalidades, desde financiar o percurso académico a fazer face a despesas inesperadas como aquelas que referimos no início deste artigo.
Atualmente, é possível conseguir um crédito pessoal através da Internet, de forma simples e segura. Para tal, basta simular o crédito, reunir a documentação necessária e submeter o pedido. O processo demora, em média, entre 24 e 48 horas a ser analisado e aprovado.

Em resumo, as principais diferenças entre estas duas formas de financiamento são:

  • O montante máximo disponível.
    O montante disponível através de cash advance é, geralmente, mais reduzido do que aquele a que pode ter acesso com um crédito pessoal.
  • Os custos associados .
    Ambas as formas de financiamento estão sujeitas a custos: no crédito pessoal, aplica-se a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global); no cash advance, está sujeito a pagar uma comissão sobre o levantamento e imposto de selo.
  • O prazo de pagamento.
    O pagamento do crédito pessoal pode ser diluído em várias prestações; já o pagamento do cash advance é, geralmente, feito no mês seguinte ao levantamento.

Devo recorrer ao Cash Advance ou ao Crédito Pessoal?
A resposta a esta pergunta depende muito da sua situação financeira e das suas necessidades imediatas. Vejamos alguns exemplos:

  • Se precisar de um valor mais elevado de financiamento para, por exemplo, fazer obras, recorrer a um crédito pessoal talvez seja o mais indicado, uma vez que o valor disponível através de cash advance não será, provavelmente, suficiente.
  • Se está em viagem e precisa de dinheiro disponível imediatamente para pagar o transporte, escolha o cash advance.
  • Se precisa de financiamento rápido, mas quer pagar em várias vezes (e durante mais tempo), opte pelo crédito pessoal.

O cash advance é uma ferramenta útil para fazer face a situações de falta de liquidez temporária. No entanto, se pretender ter acesso a um valor mais elevado ou à possibilidade de pagar o empréstimo em prestações mensais, optar pelo crédito pessoal será mais vantajoso. A escolha mais acertada é aquela que se adequa à sua situação financeira no imediato e aos seus planos a longo prazo.

 

 

 

 

 

 

57 Recomendações
237 visualizações
bookmark icon