Está em processo de aprovação a Carta Educativa em S. João da Madeira. Um documento que antecipa 18 medidas de investimento no parque escolar na próxima década, não só no edificado mas também na área pedagógica.
“A Carta Educativa é o documento estratégico mais importante em termos de educação, e um dos mais importantes do desenvolvimento do concelho”. A frase é de Jorge Vultos Sequeira durante a reunião de apresentação deste documento, que decorreu na última segunda-feira, dia 3, no Centro de Arte Oliva, onde marcaram presença quatro dezenas de diretores, coordenadores e outros responsáveis das escolas e instituições ligadas à educação. O presidente da autarquia lembrou que o documento mereceu aprovação “unânime” por parte do Conselho Municipal de Educação e da Câmara e desenvolveu as 18 medidas “que irão marcar os investimentos na Educação nos próximos 10 anos”.
O plano de investimentos definido na Carta Educativa refer ainda obras em diversas escolas, destacando-se a ampliação e requalificação das Escolas Serafim Leite e Fundo de Vila, já em curso. Outro destaque avançado é a renovação do antigo ciclo preparatório “requalificando os edifícios no sentido de a transformar numa escola básica de referência, mais verde e ecológica”. Na Escola de Casaldelo pretende-se uma ampliação no sentido de ser criado um espaço para as Atividades de Animação e Apoio à Família, na Escola das Fontainhas uma requalificação que permita “dotar o edifício com espaços educativos que permitam reforçar a educação não-formal e o ensino/aprendizagem formal”. Uma das grandes apostas, de acordo com o autarca, é a criação de infraestruturas desportivas, nas escolas Dr. Serafim Leite, antigo ciclo preparatório e escolas básicas do Parque, Parrinho, Fontainhas, Casaldelo e Espadanal. Além disso, pretende-se implementar um plano para a eficiência energética das escolas e dotá-las de meios tecnológicos adequados.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3842 de O Regional, publicada em 6 de maio de 2021.