Sociedade

Câmara vai realizar estudo sobre a população idosa sanjoanense

• Favoritos: 45


Autarquia pretende estar cada vez mais a par das necessidades sociais, clínicas e assistenciais dos munícipes procedendo à realização de um estudo à população com ou mais de 65 anos.

Vai avançar, em 2025, a realização de estudo epidemiológico sobre a população com idade igual ou superior a 65 anos, residente em S. João da Madeira. Trata-se de um levantamento de dados profundo, com caráter científico e epidemiológico, que será concretizado pela Câmara Municipal, como anunciou, na última sexta-feira, no Salão Nobre da edilidade, a vereadora Paula Gaio.
A vereadora da Ação Social da autarquia sanjoanense interveio na sessão de apresentação da iniciativa, intitulada MuniciPAR, através da qual S. João da Madeira se pretende reforçar como um município a par do idoso, delineando um retrato real das necessidades sociais, clínicas e assistenciais desta população, para uma melhor atuação nas respostas sociais fornecidas pela Câmara e entidades do fórum social do concelho.
A Universidade de Aveiro – instituição representada na sessão pelos investigadores Óscar Ribeiro e Ana Santos – colabora com a autarquias sanjoanense neste mapeamento e caracterização epidemiológica do estado de saúde (física e mental) da população sénior, dos fatores de risco psicossocial com que se confronta, da sua qualidade de vida, autonomia, participação e inclusão social, bem como de outros determinantes. Nesse sentido, está prevista a realização de entrevistas a perto de 1500 pessoas com mais de 60 anos de idade.

Financiamento PRR de 50 mil euros

No fundo, o Município de S. João da Madeira visa aprofundar o conhecimento e caracterização da condição dos idosos do concelho, no quadro da sua prioridade à promoção de um envelhecimento ativo e saudável e apontando também à elaboração de propostas de atuação face aos problemas que se verificarem terem maior prevalência na análise dos resultados do inquérito,
A iniciativa MuniciPAR, na qual se insere a realização deste inquérito, tem uma dotação de cerca de 50 mil euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, estando enquadrada no “Programa SETvidas + GPS”, que reúne um conjunto de intervenções de promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades vulneráveis residentes no concelho de S. João da Madeira.
Além do MuniciPAR, o projeto “SETvidas + GPS” inclui ainda uma plataforma online para consulta das entidades que trabalham com a população sénior que permite um acompanhamento mais efetivo dessas pessoas, a Preparação Individualizada de Medicação (PIM) e o “PT Sénior”, cujo objetivo é levar técnicos de desporto da autarquia – com base no conceito do “personal trainer” – ao encontro de pessoas com mais de 65 anos de forma a promover sessões individualizadas de exercício físico nas suas próprias casas.

45 Recomendações
149 visualizações
bookmark icon