O primeiro momento das comemorações do Dia da Cidade promovidas pela Câmara Municipal consistiu numa visita a obras em curso em diferentes pontos de S. João da Madeira
O primeiro momento das comemorações do Dia da Cidade promovidas pela Câmara Municipal consistiu numa visita a obras em curso em diferentes pontos de S. João da Madeira, a propósito das quais o presidente da autarquia referiu que, embora não sejam de grande dimensão, “dizem muito aos seus destinatários” e “vão resolver problemas crónicos”.
Esse périplo incluiu a passagem pela requalificação da Rua António Oliveira Figueiredo, na zona industrial das Travessas, pela construção novos arruamentos na zona de Casaldelo e pela reabilitação de habitações sociais na Praça Barbezieux e na Rua José Moreira. “São obras em curso em áreas fundamentais”, realçou Jorge Vultos Sequeira, que foi acompanhado nesta visita a obras pela comissária das comemorações do Dia da Cidade, Eva Cruz, por autarcas e por técnicos municipais.
Requalificação da Rua Oliveira Figueiredo
Referindo-se em concreto à intervenção na Rua António Oliveira Figueiredo – um investimento de cerca de 750 mil euros, com comparticipação comunitária –, o autarca salientou que a mesma se insere na valorização das zonas industriais, “resolvendo o problema de décadas ligado à escassez de estacionamento, permitindo em simultâneo abrir novas zonas de fruição e expansão do Parque do Rio Ul“.
De acordo com informação fornecida pela Câmara, essa rua “vai passar a contar com melhores condições, no âmbito de uma empreitada municipal que reforça e organiza o estacionamento automóvel, além de promover modos suaves de mobilidade, com a criação de ciclovias e de passeios para peões”.
A obra “inclui também a construção de uma ponte pedonal de ligação ao estacionamento existente na vertente sul do Pavilhão Municipal das Travessas”, de forma e “potenciar a utilização desses lugares para aparcamento automóvel por parte de quem se desloca à zona industrial das Travessas”.
Novos arruamentos e reabilitação de habitações
Depois da Rua António Oliveira Figueiredo, a comitiva, que se foi encontrando com representantes dos diferentes empreiteiros, seguiu para a zona de Casaldelo, onde constatou o ponto da situação da construção de dois novos arruamentos, um dos quais fazendo a ligação à Rua D. Afonso Henriques e outro à Rua Gil Eanes. Trata-se de uma empreitada de cerca de 200 mil euros, que visa “melhorar a acessibilidade e qualificar o espaço urbano nessa área da cidade”, como informa a Câmara.
A visita terminou com passagem pelas obras em curso na habitação social da Praça Barbezieux e na Rua José Moreira, inseridas num conjunto de 29 fogos que estão a ser reabilitados “para proporcionar habitações dignas”, no âmbito do programa 1.º Direito e com financiamento de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que cobre a totalidade do investimento nesses trabalhos, que é de cerca de 850 mil euros.