Sociedade

Câmara promove georreferenciação das 13.000 árvores do Município

• Favoritos: 33


Encontra-se em fase de conclusão um levantamento exaustivo do parque arbóreo municipal de S. João da Madeira. Esse inventário está a ser realizado por uma empresa da especialidade, contratada pela Câmara Municipal na sequência de um procedimento de consulta prévia lançado em 2023.
Este trabalho vai permitir dotar a autarquia de uma base de dados das cerca de 13.000 árvores do concelho que são propriedade do Município, tendo em consideração informações como a espécie, as dimensões, idade aproximada, estado fitossanitário e geolocalização.
Os serviços autárquicos vão, assim, passar a ter um melhor conhecimento de todos os espécimes municipais, o que terá um impacto importante na sua manutenção, já que permite uma gestão mais eficiente do arvoredo urbano, designadamente ao nível da definição da necessidade da realização de abates, podas ou novas plantações.
O levantamento está a ser realizado no terreno pela empresa Municípia, através de técnicos com experiência comprovada nos trabalhos alvo deste contrato, que vão também ser importantes para o processo de elaboração do regulamento municipal de gestão do arvoredo que a autarquia se prepara para lançar.

33 Recomendações
1086 visualizações
bookmark icon