São 16 fogos que vão ser reabilitados pela autarquia, para entregar a famílias necessitadas. Trata-se de um investimento de 465 mil euros.
São 16 fogos divididos por dois prédios que, depois de reabilitados, vão ser entregues a famílias que há muito “sonham” por uma casa.
A assinatura do contrato da autarquia com os Serviços Sociais da PSP para aquisição e reabilitação realizou-se na última quinta-feira, dia 9, e vai custar aos cofres da autarquia 465 mil euros, sendo que a câmara terá ainda a responsabilidade de reabilitar outros 16 fogos que vão continuar a pertencer aos Serviços Sociais da PSP.
O edil de S. João da Madeira assumiu tratar-se de um “passo importante” da autarquia, lembrando que estas habitações, “desabitadas há mais de 20 anos”, pertencem aos serviços sociais da polícia, vão ser “reabilitadas”, para que depois sejam entregues a famílias que possam delas beneficiar, através de “arrendamento apoiado” ou de “arrendamento acessível”. Jorge Vultos Sequeira afirmou que este “negócio” acontece ao abrigo do “1.ª Direito”, programa do Governo que tem como objetivo garantir habitação a pessoas mais carenciadas.
Muitos destas casas, que agora vão ser reabilitadas, estavam desabitados. “Era uma questão que tinha que ser resolvida”, disse o autarca, lembrando que S. João da Madeira foi o 15º município do país, e o primeiro no distrito de Aveiro, a assinar o acordo de colaboração no âmbito do programa “1º Direito”. “Este acordo vai permitir dar aos fogos o seu destino, normal, razoável, que é estar ao serviço da população”.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3870 de O Regional,
publicada em 16 de dezembro de 2021