O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira entregou a Medalha de Mérito Municipal em Ouro a ‘O Regional’, na manhã desta terça-feira, durante a sessão solene comemorativa do 96.º aniversário da emancipação concelhia.
S. João da Madeira assinala esta terça-feira, 11 de outubro, o 96.º aniversário da sua emancipação concelhia. Para assinalar a data, a Câmara Municipal preparou um vasto programa festivo, onde se destaca a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a ‘O Regional’, que assinalou 100 anos de existência em janeiro deste ano.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho tornou-se pequeno para receber todos aqueles que quiseram associar-se à comemoração, que decorre neste momento, e que conta com a atribuição daquela distinção a um dos semanários mais antigos dos pais no quadro do seu centenário.
“Ao longo da sua existência, o jornal tem levado aos seus leitores as histórias que fazem a História de S. João da Madeira, assim como os seus protagonistas, legando-nos um património imaterial único e inestimável, que é de inteira justiça reconhecer e valorizar”, começou por referir o presidente da Câmara de S. João da Madeira.
“O Regional” – fundado a 1 de janeiro de 2022 – cumpre, na opinião de Jorge Vultos Sequeira, “esse importante papel há 100 anos, pelo que entendi apresentar, em reunião de Câmara, uma proposta para atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro ao jornal, que recebeu a aprovação unânime do executivo e, posteriormente, da Assembleia Municipal”.
Esta distinção “constitui um reconhecimento do Município de S. João da Madeira pelo relevante contributo d’ “O Regional” na preservação da cultura e das memórias sanjoanenses, bem como no acompanhamento noticioso da vida do nosso concelho e na garantia da existência do direito fundamental à informação”, assumiu o chefe máximo da autarquia sanjoanense.
A medalha de ouro foi recebida pelo diretor do jornal, que agradeceu em nome dos fundadores, dirigentes e de todos os que tornaram possível a saída do jornal ao longo das mais de 3 mil edições.
“Em nome dos fundadores, dos dirigentes e de todos aqueles que participaram em cada uma das 3908 edições do Jornal, é meu dever, que cumpro com gosto, agradecer a medalha de ouro que hoje é entregue ao jornal”, deu conta José da Silva Pinho.
“O Regional é e tem sido um livro de atas da cidade”
O diretor frisou que, ao longo de 100 anos, este semanário teve apenas quatro diretores, enaltecendo, por isso, a solidez e resistência deste jornal. “Um sinal da estabilidade do Jornal e também da resistência, dedicação e perseverança dos seus diretores”. No ano em que o jornal assinala o seu centenário, José da Silva Pinho assumiu durante a cerimónia que “quiseram os acionistas da empresa proprietária do ‘O Regional’ que fosse eu a assumir as funções de diretor. Aceitei o desafio por se tratar dum ano marcadamente simbólico e por ter a garantia de que seria um período transitório” Assim, foram nomeados o Engenheiro Ferreira da Rocha e o professor Daniel Neto para desempenharem os cargos de diretor e diretor adjunto deste jornal a partir de 1 de Janeiro de 2023.
O ainda diretor do jornal lembrou quem ao longo dos 100 anos. ‘O Regional’ “tem sido um livro de atas da cidade”, destacando também o trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores que, todas as semanas, permitem que o jornal que chegue aos leitores.
A Associação Portuguesa de Imprensa também se congratulou com esta distinção honorífica e pelo reconhecimento do serviço prestado à comunidade sanjoanense, desde 1 de janeiro de 1922.
Mais desenvolvimento na edição em papel