Sociedade

Bloco propõe Rua das Gaspeadeiras

• Favoritos: 9


S. João da Madeira vai ter a Rua das Gaspeadeiras, por proposta do BE, segundo anuncia esta força partidária, que quer que as ruas do concelho contem a sua história e prestem “homenagem às operárias e operários que construíram esta cidade"

A proposta foi apresentada na Comissão de Toponímia, tendo sido aprovada, conforme informa o partido em nota de imprensa remetida à redação d’O Regional. “Os nomes das ruas por onde deambulamos no nosso dia a dia não são só nomes escolhidos de forma aleatória, poderão, e no nosso ponto de vista, deverão ser nomes que contem as histórias da nossa terra”, sustenta o BE, considerando que a cidade, do ponto de vista toponímico, “esqueceu a grande maioria de operários e operárias que a fizeram crescer e desenvolver”.
No seguimento, o Bloco entende que são essas pessoas que mantiveram as fábricas vivas e que “está na hora desses nomes, principalmente os das mulheres, serem também homenageados nas placas das ruas dando-lhes a importância que merecem e enriquecendo a memória histórica de S. João da Madeira e fazendo justiça ao valor que essas pessoas acrescentaram no crescimento e desenvolvimento da cidade”.
Esta força partidária refere ainda que no concelho “quase não existem” ruas com nomes de mulheres e aponta que “essa invisibilidade tem de acabar”.
As gaspeadeiras são uma profissão “importantíssima na indústria do calçado”, defende ainda o partido, completando que estas operárias trabalhavam “em fábricas e em casa, estavam expostas a horários de trabalho longuíssimos e sofriam a desigualdade salarial na pele. Não podem ser esquecidas. Nem elas nem as suas condições de vida e de trabalho”.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3887 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 14 de abril de 2022

9 Recomendações
45 visualizações
bookmark icon