Sociedade

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre “desvio” de serviços

• Favoritos: 45


O Bloco de Esquerda (BE) diz que os serviços de Otorrinolaringologia do Hospital de S. João da Madeira vão ser transferidos para a unidade hospitalar de Ovar, a partir de um de março. Esta mudança inclui o fim das consultas e da atividade cirúrgica nesta especialidade em S. João da Madeira, garante o bloquista Moisés Ferreira.
O BE alerta, em nota de imprensa, que desde que o Governo anunciou a sua intenção de entregar o Hospital de S. João da Madeira à Misericórdia local, têm surgido uma série de “preocupações” em relação ao futuro da unidade de saúde e à qualidade dos serviços prestados à população.
Moisés Ferreira garante ter a indicação de que, a partir de um de março, o serviço de Otorrinolaringologia do hospital deixará de realizar toda a sua atividade cirúrgica e consultas no Hospital de S. João da Madeira, transferindo essas funções para o Hospital de Ovar, e acrescenta que o serviço de Oftalmologia também será afetado, com a “redução de sessões operatórias que habitualmente faziam parte da programação da unidade sanjoanense”.
Para os bloquistas, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) do Hospital de S. João da Madeira “é um pilar fundamental” do SNS, sendo responsável por 75% da cirurgia de ambulatório da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV).
Esta semana, o Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre o futuro dos serviços e das especialidades no Hospital de S. João da Madeira. Entre as questões colocadas, destaca-se a confirmação sobre a transferência da atividade cirúrgica de Otorrinolaringologia e das consultas para o Hospital de Ovar, a redução dos tempos cirúrgicos em Oftalmologia e a transferência de algumas intervenções para aquele hospital.
‘O Regional’ confrontou a ULSEDV com as afirmações dos bloquistas, tendo esta respondido que a atividade dos serviços de Otorrinolaringologia e de Oftalmologia “é desenvolvida no Hospital de S. João da Madeira e no Hospital de S. Sebastião” e que também acrescentará a atividade desses serviços ao Hospital de Ovar.
Lembra que a ULSEDV assumiu, no final de 2024, a gestão do Hospital de Ovar, “passando a integrar as equipas médicas de Otorrinolaringologia e de Oftalmologia dessa unidade. No final de 2024, foram concluídas as obras de um moderno bloco operatório no Hospital de Ovar”.
Finaliza dando conta que “assim, tendo passado a dispor desses importantes recursos, a ULSEDV está promovendo iniciativas de rentabilização dos centros cirúrgicos que possui em todas as unidades hospitalares, sempre com o objetivo de garantir a melhor resposta aos pacientes dessa região”.
Os responsáveis pela ULS não confirmam a informação dos bloquistas, que avançam com a transferência para a unidade hospitalar de Ovar, a partir de um de março.

45 Recomendações
95 visualizações
bookmark icon