
A cooperação entre instituições e a resposta social foram apontadas como pilares do desenvolvimento em São João da Madeira pelo bispo do Porto
A articulação institucional e a capacidade de resposta social marcaram o arranque da D. Manuel Lindados bispos da Diocese do Porto a São João da Madeira, iniciada na terça-feira com uma sessão no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Acompanhado pelo padre da cidade, Álvaro Rocha, o bispo do Porto, D. Manuel Linda reuniu-se com representantes locais que irá visitar até dia 22.
No primeiro encontro, instituições como a Misericórdia, a ACAIS, a Associação Desportiva Sanjoanense, a CERCI, diretores dos agrupamentos e a ACAM (…) apresentaram estruturas, projetos e principais dificuldades.
O encontro pretende reforçar a proximidade entre o episcopado e a comunidade paroquial, permitindo um contacto mais direto com a realidade local.
O tecido organizativo e os desafios sociais estiveram no centro da intervenção do bispo, que apontou o envelhecimento, a fragilidade e a crise familiar como questões “prioritárias”, ao mesmo tempo que valorizou a capacidade de adaptação do concelho.
O responsável destacou a “vitalidade local”, sublinhando que se trata de uma cidade “capaz de inovar e de se reinventar”, associando essa dinâmica à resposta a novas exigências sociais.
Na saudação às entidades, descreveu o território como “um concelho vivo”, destacando o contributo do tecido local nos domínios económico, educativo, social e cultural.
Ao evocar o centenário da autarquia, situou o percurso coletivo numa perspetiva mais ampla e defendeu um desenvolvimento “integral”, para além da dimensão industrial.
O bispo do Porto chamou a atenção para a dimensão do território, “pequeno em extensão”, mas com forte capacidade de resposta, sublinhando o papel da rede institucional.
Destacou também a articulação entre o poder local e as organizações, apontando uma “colaboração fortíssima” como fator determinante.
Sustentou, como ideia central, que o progresso não se esgota nos indicadores económicos, lembrando que uma sociedade desenvolvida “depende também das instituições de solidariedade”.
Voluntariado e proximidade no centro do discurso
À margem da sessão, D. Manuel Linda destacou o dinamismo local, sublinhando que vai além da dimensão económica e responde “às necessidades básicas da população”.
Num contexto internacional marcado por conflitos, valorizou a cooperação entre entidades e o papel do voluntariado na coesão social, alertando para a perda de sentido comunitário sem esse contributo.
Sobre o trabalho das associações, considerou que “está a ser feito um bom trabalho aqui na cidade”, enquadrando essa avaliação no conjunto da diocese.
Defendeu também uma gestão equilibrada dos recursos sociais, evitando “duplicações” e privilegiando a qualidade e o “tratamento humano” nos serviços existentes.
Sobre o programa pastoral, salientou a importância da proximidade, afirmando que “a proximidade é o fundamental”.
O abade de São João da Madeira recordou que a última visita pastoral à paróquia decorreu em 2018, então presidida por António Taipa. Segundo a prática da Igreja, estas iniciativas realizam-se, em regra, de cinco em cinco anos, um calendário que acabou por ser interrompido pela pandemia.
Centenário e papel da Igreja na identidade da cidade
O centenário da emancipação concelhia e o papel da Igreja na identidade local marcaram a intervenção do presidente da Câmara de São João da Madeira, João Oliveira, na receção a D. Manuel Linda.
O autarca enquadrou simbolicamente a visita pastoral, referindo que “a realização desta visita pastoral assume um significado particularmente especial por acontecer num ano muito simbólico da nossa história coletiva: o ano em que celebramos o centenário da emancipação concelhia”.
João Oliveira evocou ainda o percurso da cidade ao longo de um século, sustentando que a cidade “construiu um percurso marcado pelo trabalho, pela capacidade empreendedora e por um forte sentido comunitário”.
No mesmo sentido, destacou a ligação da Igreja à história local, afirmando que “também a Igreja Católica faz parte da construção da história do nosso concelho e da identidade da nossa comunidade”.
A sessão foi apresentada como um momento de acolhimento institucional, tendo o chefe máximo do executivo reiterado o agradecimento pela presença do bispo do Porto e manifestado o desejo de que a visita “vá ao encontro de todas as suas expectativas”.
Desenvolvimento também se faz no cuidado social
A secretária de Assistência Social e Inclusão, Saúde, Qualidade de Vida e Moradia destacou o papel da rede social do município, ressaltando o trabalho realizado em áreas como infância, envelhecimento, deficiência e apoio às famílias.
Dulce Santos afirmou que “em São João da Madeira temos a felicidade de contar com um conjunto muito ativo de entidades”, ressaltando a colaboração com o município e entre si como determinante no combate à pobreza e à exclusão social.
A prefeita sustentou ainda que “uma cidade não se mede apenas pelo seu desenvolvimento econômico ou por sua infraestrutura, mas também – e sobretudo – pela forma como cuida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, valorizando a contribuição das organizações nesse processo.
Para finalizar, ele disse que a presença de D. Manuel Linda foi interpretada como um sinal de proximidade com a realidade local, em um contexto exigente, mas marcado por compromisso e dedicação.
Visita até domingo
A visita pastoral começou na tarde de terça-feira, com passagem pela Santa Casa da Misericórdia, e seguiu com a celebração de missa na Igreja Matriz. O primeiro dia terminou com uma assembleia paroquial no salão paroquial, orientada por D. Manuel Linda.
Na quarta-feira, a programação fez parte de um momento de oração na Capela de Santo Antônio, seguido de visitas a famílias acompanhadas pela Conferência Vicentina e pela assistência paroquial. No final do dia, foi realizada nova missa na Igreja Matriz e uma celebração mariana na Capela de Santa Maria de Casaldelo. A partir desse momento, a visita passou a contar com a presença de Dom Roberto Mariz.
Para esta quinta-feira, estão previstas adoração eucarística pela manhã, na Igreja Matriz, e visitas às escolas. Durante a tarde, a programação inclui visitas a doentes e, às 19h, a missa solene de São José. Às 21h30, acontece um encontro com o setor de evangelização, sob o assunto “A dimensão profética da Igreja”.
Na sexta-feira, os bispos visitam escolas a partir das 9h e, durante a tarde, empresas da cidade. O dia inclui ainda missa na Igreja Matriz e, às 21h30, a Via-Sacra com Maria, na Capela Nossa Senhora dos Milagres.
A programação de sábado começa às 10h, com encontro com a catequese da infância, no salão paroquial. Às 14 horas, acontece uma caminhada com adolescentes e jovens, saindo do jardim ao lado da Prefeitura. Às 17h, é celebrada missa com a participação da adolescência e juventude, na Capela Nossa Senhora de Fátima do Parrinho. Segue-se, às 19h, a missa de encerramento do Curso de Preparação para o Matrimônio, na Igreja Matriz, após a qual está previsto um jantar com os participantes. Às 21h30, acontece um convívio com famílias, no salão paroquial, sob o assunto “A alegria de ser uma família cristã”.
A Visita Pastoral termina no domingo, 22 de março, com a missa da catequese, às 10 horas, e uma missa solene com crisma, às 11h30, ambas na Igreja Matriz. A programação encerra com um almoço comunitário, mediante inscrição.
Ir para o conteúdo





