Sociedade

Autocaravanistas promoveram convívio na cidade

• Favoritos: 19


S. João da Madeira foi, pelo primeiro ano, o palco de um encontro de autocaravanas, promovido por uma associação nacional cujo responsável é sanjoanense.

Durante três dias, cerca de 72 autocaravanas e 150 autocaravanistas realizaram, em S. João da Madeira, o 1º Encontro Nacional do Grupo ‘Roteiro onde o Autocaravanista é Bem Vindo’, cujo organizador é sanjoanense. “Como se tratou do primeiro encontro, fiz questão de ser na minha cidade. Falei com o município, que nos disponibilizou todas as condições para que as viaturas ficassem estacionadas no parque da Oliva”, referiu Gilberto Souto, organizador do grupo composto atualmente por 12.600 membros.

Cidade foi palco de encontro de autocaravanistas durante três dias

Além do convívio, o encontro serviu para que os visitantes conhecessem a cultura sanjoanense em visita aos Museus, Centro de Arte Oliva e ao Turismo Industrial. Os visitantes aproveitaram ainda a estadia para visitar o parque do Rio Ul, o Parque Nossa Senhora dos Milagres e a Praça Luís Ribeiro. “Temos tido reações muito interessantes. Há pessoas que não conheciam S. João da Madeira, pessoas de Aveiro que desconheciam a existência dos museus nesta cidade, querem voltar, recomendar”, o que para Gilberto é um motivo de grande satisfação, uma vez que “conseguimos levar o nome de S. João da Madeira para fora da cidade”. E acrescenta: “Tivemos pessoas desde Odivelas a Póvoa do Varzim, de Vila Real de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Guarda e da Espanha”, salientando que o grupo já reúne ainda pessoas de muitos pontos da Europa.
Este responsável lamentou que o preço atual dos combustíveis tenha “retraído” muitos “amantes” nesta deslocação a S. João da Madeira para participarem no convívio, que terminou com a realização de um jantar num restaurante de S. João da Madeira.
Gilberto Souto afirma que esta paixão pelas autocaravanas explica-se numa palavra. “Liberdade”. “Vai quando quer, onde quer, está sempre equipada com tudo e rapidamente está no lugar que pretende. Passa o fim-de-semana e vem para casa. Se nas férias não gosta do lugar, vem quando lhe apetecer. Escolhe outro lugar. E além da liberdade é qualidade de vida”, remata.
José Fonseca, chefe de gabinete, em representação da Câmara Municipal, marcou presença na receção e no jantar. Deu conta de que neste momento a autarquia está a analisar “a possibilidade de instalação de uma área de serviço para autocaravanistas na cidade”.

19 Recomendações
74 visualizações
bookmark icon