S. João da Madeira foi, pelo primeiro ano, o palco de um encontro de autocaravanas, promovido por uma associação nacional cujo responsável é sanjoanense.
Durante três dias, cerca de 72 autocaravanas e 150 autocaravanistas realizaram, em S. João da Madeira, o 1º Encontro Nacional do Grupo ‘Roteiro onde o Autocaravanista é Bem Vindo’, cujo organizador é sanjoanense. “Como se tratou do primeiro encontro, fiz questão de ser na minha cidade. Falei com o município, que nos disponibilizou todas as condições para que as viaturas ficassem estacionadas no parque da Oliva”, referiu Gilberto Souto, organizador do grupo composto atualmente por 12.600 membros.
Além do convívio, o encontro serviu para que os visitantes conhecessem a cultura sanjoanense em visita aos Museus, Centro de Arte Oliva e ao Turismo Industrial. Os visitantes aproveitaram ainda a estadia para visitar o parque do Rio Ul, o Parque Nossa Senhora dos Milagres e a Praça Luís Ribeiro. “Temos tido reações muito interessantes. Há pessoas que não conheciam S. João da Madeira, pessoas de Aveiro que desconheciam a existência dos museus nesta cidade, querem voltar, recomendar”, o que para Gilberto é um motivo de grande satisfação, uma vez que “conseguimos levar o nome de S. João da Madeira para fora da cidade”. E acrescenta: “Tivemos pessoas desde Odivelas a Póvoa do Varzim, de Vila Real de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Guarda e da Espanha”, salientando que o grupo já reúne ainda pessoas de muitos pontos da Europa.
Este responsável lamentou que o preço atual dos combustíveis tenha “retraído” muitos “amantes” nesta deslocação a S. João da Madeira para participarem no convívio, que terminou com a realização de um jantar num restaurante de S. João da Madeira.
Gilberto Souto afirma que esta paixão pelas autocaravanas explica-se numa palavra. “Liberdade”. “Vai quando quer, onde quer, está sempre equipada com tudo e rapidamente está no lugar que pretende. Passa o fim-de-semana e vem para casa. Se nas férias não gosta do lugar, vem quando lhe apetecer. Escolhe outro lugar. E além da liberdade é qualidade de vida”, remata.
José Fonseca, chefe de gabinete, em representação da Câmara Municipal, marcou presença na receção e no jantar. Deu conta de que neste momento a autarquia está a analisar “a possibilidade de instalação de uma área de serviço para autocaravanistas na cidade”.