A promoção do envelhecimento ativo está no centro desta iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e vai realizar-se no dia 1 de outubro.
Sendo o envelhecimento populacional um dos grandes desafios da atualidade a nível mundial, tornou-se imperioso compreendê-lo como um processo que envolve fatores pessoais, sociais e ambientais. É neste sentido que a promoção do envelhecimento ativo se tem posicionado na agenda política e social, baseando-se no reconhecimento dos direitos humanos e nos princípios da independência, assistência, participação, dignidade e autorrealização.
É nesse quadro que se realiza a 5.ª edição do Ciclo de Conferências sobre Gerontologia, uma organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira que constitui uma oportunidade para discutir, refletir e repensar o processo do envelhecimento ativo sob uma perspetiva positiva. O evento está agendado para o dia 1 de outubro, no auditório dos Paços da Cultura.
Aberta à população em geral, com um foco particular em profissionais do setor e em todas as pessoas que tenham interesse no tema, a iniciativa é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, até 27 de setembro, a realizar pela Internet, através do site da Câmara Municipal de S. João da Madeira, no separador “Agenda” (www.cm-sjm.pt/pt/agenda).
Aí é possível consultar também o programa do evento, que abre às 9h20, com uma atuação da Tuna da Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira, a que se seguirá a intervenção de boas-vindas, pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira. O encerramento, previsto para as 17h30, será feito pela vereadora da Ação Social e Inclusão, Paula Gaio.
Entre esses dois momentos, serão abordados temas relacionados com o impacto das mudanças sócio-territoriais na saúde e bem-estar dos mais velhos e a promoção do seus direitos no âmbito de um envelhecimento ativo. Os participantes vão igualmente ficar a saber mais sobre projetos dirigidos a séniores, promovidos pela autarquia de S. João da Madeira e por outras entidades.
Foto de arquivo