Sociedade

Associação de Jovens Ecos Urbanos celebrou 28º aniversário

• Favoritos: 111


No dia 19 de setembro, a Associação de Jovens Ecos Urbanos comemorou 28 anos de atividade com uma festa na Sala Terraço da Oliva Creative Factory. O evento reuniu membros da comunidade, parceiros institucionais e cidadãos interessados em celebrar uma associação que, ao longo de quase três décadas, se tornou um espaço de expressão, inclusão e transformação social em S. João da Madeira.

Para Ana Rita Pereira, presidente da associação, esta celebração foi também uma oportunidade para refletir sobre a história e os valores que sustentam o projeto. “Há 28 anos, vários jovens criaram o sítio onde as ideias poderiam ganhar palco e público. O sítio onde todos, em conjunto, fariam algo maior do que a soma de todas as partes. O sítio onde todos pudessem ter voz”, afirmou, sublinhando o compromisso da associação com a participação ativa de todos os cidadãos.
“Damos eco ao jovem que nos procura para se poder expressar, damos eco à mulher que quer ser mãe e trabalhadora, ao pai que nos procura como bússola, damos eco ao imigrante que nos reconhece como casa, ao mais velho que connosco encontra sempre a sua juventude. Não diferenciamos ninguém, mas aproveitamos e damos eco à diferença. E é essa diferença que gritamos bem alto.”
Ao longo da cerimónia, diversos representantes institucionais expressaram o seu reconhecimento pelo trabalho da associação. Rodolfo Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, destacou o impacto social e comunitário da associação: “São 28 anos com sucessos, são 28 anos com um feito esperado pela sociedade. Os jovens continuam a acompanhar os Ecos Urbanos, as novas gerações, todas em conjunto, em comunhão, em confraternização, todas a trabalhar por um bem comum, com um objetivo comum, que é a cidade”. Referindo, igualmente, que o trabalho dos Ecos Urbanos beneficia toda a sociedade, não apenas os jovens, e é com este espírito que a autarquia continuará a apoiar a associação.
Paula Gaio, vereadora da Ação Social, também realçou a relevância da associação na implementação de projetos de desenvolvimento social e voluntariado. “Temos cinco pessoas que trabalham nos Ecos Urbanos, todas as semanas reportam à Câmara Municipal o seu trabalho junto das pessoas com vulnerabilidade social. É um trabalho muito exigente, muito rigoroso, e orgulhamo-nos de ter pessoas que estão dedicadas, que são responsáveis e que desempenham as suas funções, sempre dando o melhor que podem”. A associação foi ainda reconhecida pelo seu papel formador no Banco Mundial de Voluntariado e na dinamização da Semana da Juventude, reforçando a sua importância no panorama local e nacional.
Ana Rita Pereira, sempre com uma mensagem que alia emoção e reflexão, salientou o papel da associação como um espaço de liberdade e criatividade. “Ao longo de 28 anos fizemos deste sítio, a Associação dos Jovens Ecos Urbanos, um espaço de liberdade e foi com liberdade que construímos a nossa história, sem amarras políticas. Foi com liberdade que crescemos e é com liberdade que queremos continuar a fazer cada vez mais eco.” Aos presentes, aos mais velhos, pediu que trouxessem a sua sabedoria e as suas histórias, “prometendo a receita da eterna juventude. Aos migrantes, tragam diversidade e cultura, prometemos acolher e mostrar que são sanjoanenses. Aos pais, tragam a família, prometemos fazer parte dela. Às mulheres, tragam a vossa voz, prometemos palco. Aos mais jovens aqui presentes, tragam o rasgo e irreverência da juventude, prometemos acolher as vossas ideias.”
A presidente reforçou que o trabalho da associação se estende para além do presente, projetando a cidade e a comunidade no futuro. “Trabalhamos diariamente para que possam viver numa cidade mais equitativa, inclusiva e diversificada, para que alcancem todos os vossos sonhos e desejos. Trabalhamos diariamente para vos dar presente, mas também futuro. E para que, todos os dias, reconheçam nos Ecos Urbanos, o sítio onde têm voz".
A festa incluiu momentos de convívio, reconhecimento de parceiros e associados, aliando a Associação de Jovens Ecos Urbanos a um espaço de diálogo, cultura e ação comunitária. Em 28 anos, a associação construiu uma história marcada pela criatividade, inclusão e transformação social, mantendo o compromisso de abrir espaço para novas ideias e apoiar a juventude que faz de S. João da Madeira uma cidade mais viva e participativa.

111 Recomendações
1454 visualizações
bookmark icon