
‘O Regional’ vai receber a Medalha de Mérito Municipal em Ouro, depois de a proposta do Presidente da Câmara ter sido aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal da passada quinta-feira.
Recorde-se que a proposta da atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro foi aprovada em reunião de Câmara igualmente por unanimidade.
O documento destaca o papel do Grupo Patriótico Sanjoanense e d’O Regional na conquista da emancipação concelhia, em 1926, bem como o “relevante papel [do jornal] na preservação das memórias e da cultura sanjoanenses, no acompanhamento noticioso da vida do nosso concelho e na garantia da existência do direito fundamental à informação”.
A atribuição desta distinção ao jornal acontece no quadro do seu centenário. ‘O Regional’ completará 100 anos de existência em janeiro de 2022.
Também foi aprovada, por maioria, a atribuição da mesma distinção ao empresário Alberto Pacheco, fundador da Heliotextil, pela “sua atividade na dinamização do tecido económico e empresarial de S. João da Madeira, nomeadamente na criação de emprego”, bem como “a sua reconhecida intervenção cívica e autárquica”.
Alberto Pacheco foi vice-presidente da Junta, vereador na Câmara e deputado municipal. O seu trabalho associativo abrange os bombeiros e a Santa Casa da Misericórdia, tendo tido um papel “determinante” na “edificação de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCCI) e uma Creche – Ludoteca, que acabou por receber o seu nome”.
A atribuição da distinção ao empresário, que foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, contou com uma abstenção na Assembleia Municipal, num ato que decorreu por escrutínio secreto.
Associação Portuguesa de Imprensa congratula-se com distinção
A Associação Portuguesa de Imprensa enviou um e-mail a ‘O Regional’, congratulando-se por “tão merecida distinção honorífica e pelo reconhecimento do serviço prestado à comunidade sanjoanense”.
“Que este dia fique registado na memória de todos e que prevaleça por muitos mais anos e que continuemos, assim, a demonstrar a força da imprensa em Portugal, tão importante como o pilar da democracia e elo de ligação com a comunidade”, refere o mesmo e-mail.
Lembrando que este é o Ano Português da Imprensa Regional, a Associação Portuguesa de Imprensa considera que “reconhecimentos públicos” como este “fortalecem o papel e a projeção dos jornais, especialmente os regionais e locais”.

