Fátima Pais foi uma das 10 finalistas da edição 2021 do Global Teacher Prize Portugal. Docente há mais de 20 anos lamenta que os 35 mil euros do prémio não tenham vindo para a sua escola.
Jornal O Regional - Esteve entre os 10 finalistas da edição 2021 do Global Teacher Prize Portugal. O que a motivou a apresentar candidatura a este prémio?
Fátima Pais - Este prémio tem a particularidade de, numa primeira fase, ser proposto por pais, alunos e outros professores. Em janeiro fui contactada pela organização e depois disso fui desafiada a apresentar a candidatura.
Se tivesse conquistado o 1.º lugar, o premio seria 35 mil euros e na sua candidatura teve de adiantar como aplicaria essa verba. Onde iria aplicar essa verba?
A resposta a esta questão é muito simples: o prémio! Seriam na verdade 35 mil euros para investir na minha escola, o que, infelizmente, acabou por não acontecer
O Plano de Transição Digital já está a dotar de equipamento informático todos os alunos e professores com os meios digitais que garantam o acesso. O investimento nestas tecnologias permite pensar a outro nível. Uma parte do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) está, neste momento, a ser intervencionada num processo de reestruturação profunda. No final da intervenção – prevista para outubro - faltarão todas as questões de mobiliário e de humanização dos espaços, transformando-os em ambientes propícios à aprendizagem. E é precisamente nesta dimensão que seriam usados os fundos do prémio – na criação de salas, com espaços e equipamentos que permitam a criação de um ambiente que propicie o trabalho em rede. Na verdade, pretende-se parcialmente uma recuperação do que foi chamado “sala de aula do futuro” mas aplicada à realidade da escola e ampliando o conceito para um open space, aberto a todos, que poderá funcionar como um conjunto de startups educativas. A lógica do funcionamento destes espaços não teria como ênfase a tecnologia – porque todos os alunos terão as questões do acesso resolvidas – mas antes a arquitetura de espaços criativos de cariz educacional e abertos ao empreendedorismo.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3850 de O Regional, publicada em 1 de julho de 2021.