Sociedade

Arranque das obras na esquadra da PSP ainda sem data conhecida

• Favoritos: 94


Trata-se de uma obra “necessária e urgente”, que tem dado muitas “dores de cabeça” a quem trabalha na Esquadra da PSP de S. João da Madeira. Com mais de 25 anos e a aguardar obras, o sindicato alerta para a presença de amianto no telhado.

Apesar de há muito anunciadas, ainda não há ainda uma data conhecida para o arranque das obras na esquadra da PSP de S. João da Madeira.
“Informamos que estão a ser prosseguidos os passos necessários para o bom desenvolvimento deste projeto de execução”, deu conta a ‘ O Regional’ o Gabinete do Ministro da Administração Interna, relativamente ao avanço das respetivas obras. Referem ainda que a Secretaria-Geral do Ministério “encontra-se em diálogo com o Município de S. João da Madeira, no plano técnico e administrativo. Após esta fase, terá lugar a preparação do procedimento para a realização da empreitada de obras públicas”.
José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, marcou presença na última sexta-feira, dia 17, em S. João da Madeira, onde procedeu à assinatura de contratos com os Serviços Sociais da GNR e da PSP. O governante não veio acrescentar muito aquilo que já se sabe. Reforçou o compromisso assumido em novembro do ano passado pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, durante a cerimonia do 14.º aniversário do comando territorial de Aveiro da GNR, que decorreu em Vale de Cambra, que a lei de programação das infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança para o quadriénio de 2022 a 2026 previa uma verba de 600 milhões de euros para a renovação das infraestruturas, onde se incluiu a esquadra sanjoanense, aquisição de armamento, equipamento de proteção individual, equipamento para as funções especializadas, viaturas e tecnologias de informação e comunicação. “A lei foi aprovada o verão passado, e estamos em fevereiro, e temos 123 milhões de euros comprometidos para investir em infraestruturas, equipamentos e também dimensões de operacionalidade que irá trazer uma maior proteção aos agentes da autoridade”. Na sua passagem por S. João da Madeira, José Luís Carneiro nunca se referiu ao amianto que se encontra no edifício da polícia, nem adiantou uma data para o arranque das obras.

Projeto, “já foi enviado” para os serviços centrais do MAI

De acordo com a câmara municipal de S. João da Madeira, que assumiu a elaboração do projeto, “já foi enviado para os serviços centrais do MAI para análise e avaliação da conformidade com os requisitos técnicos deste tipo de instalações”. Nesse âmbito, o município confirma que “têm decorrido trocas de informações” entre os técnicos do MAI e da autarquia, tendo em vista a realização de eventuais ajustamentos ao projeto elaborado.
Para a concretização da tão desejada requalificação da esquadra da PSP na cidade, a Câmara Municipal de S. João da Madeira está também disponível para assinar um novo contrato com o MAI, neste caso para ser a própria autarquia a lançar o concurso para a adjudicação da empreitada.
O município, explicou a ´O Regional’ que o investimento será assegurado a 100% pelo estado central, como já foi assumido pela tutela,  tendo a secretária de estado da Administração Interna revelado que as obras de requalificação da esquadra da PSP de S. João da Madeira são para avançar.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 23 de fevereiro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

94 Recomendações
326 visualizações
bookmark icon