A Câmara Municipal do Porto atribuiu ao arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal a Medalha Municipal de Mérito no Grau Ouro, numa cerimónia, que se realizou na última sexta-feira, dia 9, na casa do Roseiral, no Antigo Palácio de Cristal.
“O Porto é uma cidade especial”. Foram as palavras que o presidente da Câmara do Porto encontrou para enaltecer o mérito dos 40 medalhados de um período particularmente desafiador. Para Rui Moreira, são óbvios os motivos por que a cidade se chama a si própria “Invicta” e “faz das tripas coração”.
O autarca fez questão de destacar os homenageados da tarde, “pessoas com vidas muito diferentes, com perfis muito diferentes, mas todos contribuíram ativamente para a cidadania na cidade do Porto e, por isso, lhes deve ser dado o devido reconhecimento”. “Quando vemos o número de pessoas e instituições, e principalmente o seu prestígio, podemos dizer que o Porto, de facto, é uma nação”, afirmou Rui Moreira.
Segundo a autarquia do Porto, as medalhas municipais destinam-se a distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos, e ainda funcionários do município, pelo desemprenho das suas funções ou missões.
Ao nome do arquiteto juntam-se ainda os dos arquitetos Alexandre Alves Costa, Ginestal Machado e Manuel Fernandes de Sá, o ex-presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, Henrique Barros, presidente do Conselho Nacional de Saúde, os empresários Ilídio Pinho, Paulo Antunes, Manuel Pinheiro e Reinaldo Pereira, os médicos e poetas João Luís Barreto Guimarães e Jorge de Sousa Braga, José Pinto Ferreira, o professor Joaquim Azevedo, os músicos Manel Cruz, Manuela Azevedo e Pedro Abrunhosa, o maestro Rui Massena, o antigo secretário de Estado, António Macedo Varela, entre muitos outros.
Lembre-se que o Professor Sidónio Pardal é um arquiteto paisagista conhecido pela sua obra e pelos seus notáveis projetos premiados. De salientar também que o arquiteto esteve, na última semana, em S. João da Madeira, durante a apresentação do Plano de Pormenor para o qual está previsto um parque verde da sua autoria, e que requalificará uma zona da cidade.
A cerimónia contou com o testemunho do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, dos vereadores do executivo, Catarina Araújo, Cristina Pimentel, Fernando Paulo, Pedro Baganha e Ricardo Valente, e dos vereadores Ilda Figueiredo, Manuel Pizarro e Álvaro Almeida, assim como representantes das várias forças políticas municipais, e ainda da deputada europeia, Elisa Ferreira.