Sociedade

Aprovado financiamento comunitário para requalificação da Rua António Oliveira Figueiredo

• Favoritos: 24


Contemplando a construção de ciclovias e vias pedonais na zona das Travessas, a candidatura apresentada pelo município de S. João da Madeira vai permitir reforçar o investimento

Foi aprovada a candidatura do Município de S. João da Madeira a financiamento comunitário para a concretização do projeto de desenvolvimento de modos suaves de deslocação na Rua António Oliveira de Figueiredo, na zona das Travessas. A informação foi transmitida à Câmara Municipal pela Área Metropolitana do Porto.
Abre-se, assim, caminho ao alargamento da rede de ciclovias e vias pedonais no concelho, na senda de trabalhos semelhantes que vêm decorrendo nos últimos meses noutros arruamentos da envolvente ao Parque do Rio Ul, nomeadamente, na Avenida do Vale e na Avenida Manuel Vieira de Araújo.
Este novo financiamento de promoção de uma mobilidade urbana sustentável enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de S. João da Madeira. O jornal O Regional apurou que a comparticipação aprovada no âmbito do Programa Norte 2020 é de 184.757,14 euros, correspondendo a 72,75% do investimento elegível.
Quando for para o terreno, esta empreitada irá incrementar os modos suaves de deslocação em S. João da Madeira, o que passa, como se referiu, pela construção de ciclovias e vias pedonais na Rua António Oliveira Figueiredo e na área adjacente à Zona Industrial das Travessas.
O projeto enquadra-se, portanto, no objetivo subjacente à candidatura que é o da “promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável”.
Assim, esses trabalhos vão permitir, nomeadamente, a redução das emissões de gases com efeitos de estufa, promovendo os modos suaves como alternativa nas deslocações urbanas e contribuindo para uma mobilidade mais inclusiva, com vantagens para a qualidade ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida.
O investimento total para a concretização deste projeto será superior a meio milhão de euros, uma verba que vai permitir também criar estacionamento organizado na Rua António Oliveira Figueiredo, estando ainda prevista uma ligação pedonal entre esta artéria e o parque de estacionamento localizado na envolvente ao Pavilhão das Travessas.
Dessa forma, de acordo com fonte da autarquia, pretende-se que essa bolsa de estacionamento, praticamente desocupada durante o dia, possa ficar “mais perto” de quem trabalha na zona industrial das Travessas, passando a constituir uma opção para deixar o carro durante o horário laboral.

24 Recomendações
68 visualizações
bookmark icon