Sociedade

Alunos eleitos para a Assembleia Municipal Jovem tomaram posse

• Favoritos: 112


Iniciativa lançada pelo Município em 2018 envolve os três agrupamentos de escolas da cidade e o CEI. O objetivo é a promoção do papel cívico e da intervenção social junto das crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira.

Trinta e seis alunos de diferentes graus de ensino dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira – João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite – e do Centro de Educação Integral (CEI) tomaram posse para mais um “mandato” da Assembleia Municipal Jovem.
Essa sessão ficou ainda marcada por intervenções de estudantes dos diferentes agrupamentos de escolas em representação de comunidades estrangeiras da cidade, respondendo, assim, a um desafio lançado pela presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, Clara Reis.
Esse momento, que Clara Reis considerou “muito interessante”, foi dedicado à divulgação da cultura de países como a Bielorrússia (pelo Agrupamento Escolas João da Silva Correia), Afeganistão (AE Serafim Leite) e Brasil, Panamá e Colômbia (AE Oliveira Júnior).

Autarca enviou mensagem desde a Letónia 

Ausente em representação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa na Letónia, o presidente da Câmara Municipal enviou aos jovens deputados uma mensagem gravada em vídeo a partir desse país, onde se encontrava em missão de verificação do cumprimento da carta europeia da autonomia do poder local.
Nesse registo, Jorge Vultos Sequeira começou por felicitar os jovens eleitos para a AMJ, realçando que o seu contributo “é extremamente importante para o futuro e para o desenvolvimento da nossa cidade”. Para o autarca, “a democracia local sai fortalecida” com o empenho, as ideias e as críticas dos “deputados” da AMJ, que são levadas pelo executivo municipal “muito a sério”.
Lembrando que a presente edição desta iniciativa decorre no ano em que se assinala o 50° aniversário do 25 de Abril, o edil afirmou que o Município está a preparar “um conjunto de celebrações” evocativas da efeméride, que contará com o envolvimento dos eleitos da AMJ.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3977, de 29 de fevereiro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
112 Recomendações
129 visualizações
bookmark icon