A Estação de Tratamento de Água dos Ribeiros dispõe de painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável, o que vai permitir reduzir a pegada ecológica deste equipamento, já que a opção diminui as emissões de gases com efeito estufa.
O investimento foi feito pela empresa municipal Águas de S. João, na senda de outras medidas que já havia adotado, designadamente a aquisição de viaturas elétricas - dois veículos ligeiros e uma motorizada.
“A empresa está a dar um contributo para o Plano Municipal de Transição Energética da cidade, ao reduzir as emissões e o consumo de eletricidade de fontes não renováveis que ocorre nas suas instalações”, disse o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, durante uma visita que realizou ao local no início desta semana, acompanhado pelo diretor-geral das Águas de S. João, Daniel Matias.
O autarca revelou que este investimento na instalação de 250 painéis de produção de energia fotovoltaica para abastecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) dos Ribeiros, assim como um outro de menor dimensão no reservatório da Mourisca, atingiu o montante de cerca de 70 mil euros, tendo sido realizado “com capitais próprios” da empresa municipal. “É extremamente importante que as pessoas saibam que a empresa tem uma preocupação ecológica”, acrescentou o edil.
Com a concretização deste investimento, “a principal preocupação é ecológica”, afirmou ainda o chefe máximo do executivo, destacando a prioridade de “reduzir emissões e ter energia verde”, até porque só ao fim de alguns anos é que vai ser possível “sentir a poupança” nos gastos de funcionamento de equipamentos que estão ativos 24 horas por dia.
“Calculamos que tenha um payback entre os 3,7 e os 4 anos”, revelou, por seu turno, o diretor-geral da empresa municipal Águas de S. João, explicando que ao fim desse tempo “o investimento está pago e todo o rendimento que vem é incorporado no autoconsumo da empresa com energias verdes, energias renováveis”.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3961, de 9 de novembro de 2023 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/