Sociedade

Agente José António Rodrigues homenageado pelo Rotary Club de S. João da Madeira

• Favoritos: 19


O Rotary Club de S. João da Madeira prestou uma homenagem ao agente José Rodrigues, amplamente conhecido como “Tonecas”, pelo seu notável contributo à comunidade através da sua carreira na PSP e do seu envolvimento no Programa Escola Segura.

O agente José Rodrigues, que exerce funções na esquadra de S. João da Madeira há 25 anos, destacou-se pelo seu trabalho junto da comunidade escolar, conquistando enorme simpatia pelo seu sentido de disponibilidade e abordagem pedagógica. “Quando comecei no Programa Escola Segura, foi um convite do comandante da altura, o comissário Caetano, que hoje é superintendente. Ele viu em mim o elemento certo para a escola. Sempre tive sorte e sou uma pessoa consolada, com uma família que tantas vezes se privou de certas coisas para que eu pudesse servir a comunidade”, afirmou o homenageado.
Recordando os primeiros tempos no programa, o agente Rodrigues que o seu objetivo, “sempre foi ajudar, criar um ambiente seguro para as crianças e jovens. Muitos deles olham para a polícia com receio, mas eu sempre tentei mostrar-lhes que estamos aqui para proteger, para orientar” e garantir que podem crescer num ambiente seguro e saudável.
“É gratificante quando, passados anos, alguns dos jovens que ajudei me encontram e me agradecem por pequenas lições que marcaram as suas vidas.”

Proposta de atribuição de medalha de mérito municipal

A sua dedicação foi reconhecida pelo presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, que sublinhou os três pilares da intervenção do agente Rodrigues na justiça, humanidade e a correta definição do papel da polícia numa sociedade democrática. “Esta homenagem é mais do que merecida. O agente Rodrigues soube superar o cumprimento dos seus deveres normais e foi mais além, tornando-se uma figura de referência na PSP e na comunidade sanjoanense”, anunciando que irá propor a atribuição de uma medalha de mérito municipal ao homenageado.
Durante a cerimónia, foram recordadas algumas das iniciativas marcantes do Programa Escola Segura, como o cordão humano com nove mil crianças e a criação da escola rodoviária. O subintendente Carlos Duarte, um dos impulsionadores do programa, frisou que “não há nenhum elemento em S. João da Madeira que não conheça o agente Rodrigues. Um homem simples, firme e eficaz”.
O homenageado também se destacou em outras áreas da vida comunitária, integrando o grupo de teatro “A Bem Dizer” e sendo fundador do grupo de atletismo “Pupilos do Zé Tó”. Pedro Paiva, representante do grupo, evidenciou: “Num mundo cada vez mais individualizado, ele consegue congregar e conciliar. O seu nome vai muito para além de S. João da Madeira”.
Para José Rodrigues, o envolvimento na comunidade vai além do dever profissional, onde “a polícia não é só repressão, é também proximidade, é diálogo, é criar uma ponte com a comunidade. É isso que sempre tentei fazer, e fico muito grato por ver que esse esforço foi reconhecido. No final do dia, o mais importante é saber que conseguimos fazer a diferença na vida de alguém”, refletiu.
O evento terminou com palavras de gratidão do agente José António Rodrigues: “Este sucesso é também deles. Tantas e tantas vezes tive de sair a meio da noite para auxiliar alguém, e a minha família sempre acompanhou e compreendeu”, fazendo questão de enaltecer o papel da sua família e colegas de trabalho.

 

19 Recomendações
188 visualizações
bookmark icon