Escolas de S. João da Madeira recebem crianças e jovens de mais de três dezenas de nacionalidades
Sob o lema “S. João da Madeira Cidade Educadora e Acolhedora” foi organizada, na Oliva Creative Factory, uma sessão de boas-vindas aos estudantes estrangeiros que este ano letivo frequentam as escolas da cidade.
Acompanhados pelas suas famílias, cerca de duas centenas de crianças e jovens participaram num programa que teve como objetivo máximo promover a inclusão e a diversidade cultural. O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, esteve presente, acompanhado pela vereadora da Educação, Irene Guimarães.
O autarca reafirmou as boas-vindas aos estudantes de outros países que se encontram nas escolas de S. João da Madeira e salientou o papel destas instituições e da comunidade educativa sanjoanense na receção e integração desses alunos e alunas, cujas famílias procuram a cidade por razões económicas, sociais ou humanitárias.
Este evento só foi possível graças à participação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira e Associação Mais Orreiro.
Essas entidades apresentaram diversos momentos artísticos, representando a cultura e as tradições do Brasil, Angola, Venezuela, Suíça, Colômbia, Afeganistão, Itália, França, Alemanha e Gâmbia, algumas das 34 nacionalidades presentes nas escolas de S. João da Madeira.