Sociedade

A minha cidade fala sobre saúde mental!

• Favoritos: 10


Outubro Verde 2021. Um mês dedicado à saúde mental

A Mentemovimento – Associacão Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, resultante de um movimento cívico de utentes, famílias e profissionais do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga. Surge da necessidade de desenvolver uma resposta ao nível do apoio, formação, intervenção, avaliação e investigação, no domínio da Saúde Mental e da Reabilitação Psicossocial, de pessoas com experiência de doença mental e dos seus cuidadores, na região de Entre Douro e Vouga, com particular incidência no território de São João da Madeira.
Apoiada pela Câmara Municipal de São João da Madeira, a Associação, tem em funcionamento uma Unidade Sócio-Ocupacional, onde são desenvolvidas um conjunto de oficinas sócio-ocupacionais (música, costura, atividade física e yoga) e grupos terapêuticos (i.e., relaxamento e estimulação cognitiva), assim como, acompanhamentos individuais de psicologia e terapia ocupacional e apoio à família e/ou cuidadores(as).
Neste ano, a Associação põe em prática a 3ª edição da campanha “Outubro Verde”. Esta é planeada no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro. O tema lançado este ano pela Federação Mundial para a Saúde Mental é “A Saúde Mental num mundo desigual”. Este pretende destacar que a desigualdade e a falta de investimento contribuem para as dificuldades que a população tem no acesso a estes mesmos serviços.
Sabemos à partida que, Portugal tem uma das mais elevadas prevalências de doenças mentais da Europa, sendo que uma percentagem importante das pessoas com doenças mentais graves permanecem sem acesso a cuidados de saúde mental. Estes devem ser locais acessíveis, como também devem possuir condições para atender às múltiplas necessidades dos indivíduos, das suas famílias e cuidadores(as). É preciso assegurar a toda a população um acesso próximo aos serviços de saúde mental, prestar cuidados de qualidade, diminuir o estigma, envolver a comunidade, as pessoas e as famílias/cuidadores(as) e facilitar a reintegração e a recuperação das pessoas que experienciam um problema de saúde mental.
Neste sentido e ao longo de todo o mês, a Mentemovimento irá promover iniciativas de Literacia em Saúde Mental dirigidas à comunidade, promovendo o diálogo sobre a saúde e a doença mental, sensibilizando e partilhando informações fidedignas e importantes sobre o tema enquanto se desconstroem mitos e preconceitos.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3859 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 30 de setembro de 202101

10 Recomendações
24 visualizações
bookmark icon