Sociedade

A minha cidade fala sobre saúde mental!

• Favoritos: 15


Ponto de Viragem
Saúde, s. f. que representa o estado do que é são. Perfeito e completo bem-estar, físico, psíquico e social e que não deve ser considerado, apenas, um estado em que não existe nenhuma doença ou enfermidade. Essa é a definição de saúde comummente encontrada.
Quanto tempo demorou a saúde mental a adquirir a visibilidade da considerada “doença física”?
No relatório do Conselho Nacional de Saúde (CNS), (Sem mais tempo a perder – Saúde mental em Portugal: um desafio para a próxima década. Lisboa: CNS, 2019), este reconhecimento tardou, após um (tão longo) período de aparente indiferença e esquecimento.
No mesmo relatório, pode ler-se que esta ausência se revela como uma ferida nos direitos humanos: no direito à saúde (mental) e a ser tratado na perspetiva do respeito pleno por esses direitos.
Tendo-se, nesta matéria, trilhado um longo e importante caminho e, saliente-se, atingido o objetivo do aumento continuado da esperança média de vida que pautou a segunda metade do século passado, encontramo-nos num singular ponto de viragem: a forma como devemos olhar para a doença e para a saúde.
Urge fazer com que o ganho em número de anos de vida seja, também, um efetivo ganho em termos da qualidade desses anos. Assim, e trilhando o caminho orientador da Organização Mundial de Saúde (OMS), é premente, e indispensável, a assunção de que combater a doença não basta, sendo importante e crucial a promoção da saúde no seu todo (saúde mental incluída!), como pressuposto de que esta premissa será a base para um desenvolvimento equilibrado, fator chave para a inclusão social, a integração do indivíduo na sociedade e para a plena participação comunitária e económica. Este será, indubitavelmente, o caminho do futuro, só conseguido através de um desejado esforço conjunto, concertado entre diferentes atores e instituições.

Irene Guimarães - Vereadora do pelouro da Educação | Saúde | Defesa do Consumidor | Cooperação Externa

Paula Gaio - Vereadora do pelouro da Ação social | Inclusão | Habitação

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3861 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 14 de outubro de 2021

15 Recomendações
5 visualizações
bookmark icon