Com 7 anos feitos no passado dia 19 de março, o Grupo de Amigos, aficionados do Mazda MX5, “De Cabelos ao Vento” realizou, no passado dia 24 de março, um passeio/convívio “Por Terras de Santa Maria”.
O grupo de Amigos “De Cabelos ao Vento”, que reúne simpatizantes e admiradores de Norte a Sul de Portugal, do veículo Mazda MX5 (recentemente comemorou 35 anos de produção), tem realizado encontros regulares, cerca de 5 a 7 vezes por ano, sendo que desta vez passaram também por S.João da Madeira. Ademar Sousa, porta voz da coletividade, adiantou a 'O Regional' que uma das finalidades pelas quais concretizam estes passeios é o facto de ser possível “rever amizades” e, “acima de tudo”, “conhecer muitas regiões de Norte a Sul de Portugal”, uma vez que o “conhecimento cultural” é um aspeto que têm sempre presente nestes encontros, como “visitas a locais com história, monumentos, paisagens”. “Tudo o que de melhor cada região visitada tem para nos oferecer”, esclareceu. Apesar de todos “adorarem” automóveis, principalmente “os clássicos” e até “motos”, o “Mazda MX5 é a União do Grupo”, acrescentou.
Quando questionado sobre quais as características que tornam este veículo tão admirável, AS explicou que o Mazda MX5 é um “roadster” (carro de dois lugares e sem teto fixo, sem janelas retráteis) “possivelmente o mais vendido no mundo”, que tem uma relação de peso “muito equilibrada”, tração traseira, “leve”, e que proporciona ao “condutor” e acompanhante uma “enorme sensação de condução e liberdade”. Paralelamente é conhecido como um “ícone da indústria automóvel”, possuindo quatro versões (NA, NB, NC e a ND a mais recente). A versão NA tem a “particularidade” de levantar os faróis dianteiros, “o que o torna muito característico”, também é conhecida por “Miata”.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3981, de 28 de março de 2024, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/