Sobre Nós

«Apesar do pessimismo – sejamos francos – que está inventado no animo de quasi todos os Sanjoanenses, de que, nesta abençoada terra são as iniciativas que vão avante, nós, um grupo de rapazes com o sangue a estuar nas veias e ansiosos do progresso constante de S. João da Madeira, bem como de toda a fértil e encantadora Região a que temos a dita de pertencer, arrojamo-nos à espinhosa e árdua missão de publicar um jornal (…).»

Cabeçalho da 1.ª edição do Jornal ‘O Regional’, publicado a 1 de Janeiro de 1922

Foi assim que, em 1922, a comissão fundadora de ‘O Regional’ se apresentou aos sanjoanenses, justificando o aparecimento deste órgão que se iniciou como «quinzenário», mas já com objectivo de passar a semanal, como se veio a verificar em Agosto de 1950.

De forma tímida e com apenas quatro páginas onde a mancha gráfica era praticamente toda preenchida com texto, foi assim que nasceu este jornal que ainda hoje se afirma como uma referência  em S. João da Madeira e no norte do distrito de Aveiro, mas com leitores em vários pontos do globo.

Depois da iniciativa deste “grupo de rapazes” sanjoanenses, já muito foi escrito nas páginas de ‘O Regional’.
A própria história de S. João da Madeira foi-se escrevendo nestas linhas e as suas estórias confundem-se com as páginas do jornal.

‘O Regional’ é hoje o jornal de maior expansão por edição, não só na cidade de S. João da Madeira, mas também nos concelhos circunvizinhos da região de Entre Douro e Vouga, contabilizando aproximadamente 4 500 assinantes e uma tiragem semanal média na ordem dos 6 500 exemplares.

Semanalmente, nas páginas de ‘O Regional’ são publicadas as principais notícias da cidade e dos concelhos vizinhos, de todas as áreas, desde a Política, passando pela Sociedade, Economia, Desporto, entre outras. Além dos jornalistas que compõem o corpo redactorial, o jornal conta com a colaboração de diversas individualidades da cidade.

Periodicamente o jornal publica suplementos e cadernos especiais dedicados a temas específicos, como efemérides, épocas especiais, entre outros.

‘O Regional’ pode ser consultado em todo o mundo através do seu sítio na Internet, disponível em www.oregional.pt, um espaço interactivo de informação, onde os leitores podem deixar a sua opinião e consultar informações úteis. O jornal tem uma forte presença na Internet, prova disso são as 96 590 visitas registadas e mais de 650 000 visualizações de páginas no ano de 2017, de utilizadores oriundos dos vários cantos do mundo.

De acordo com os últimos dados do “Bareme Imprensa Regional” realizado pela Marktest, ‘O Regional’ é um dos semanários mais lidos no Norte do distrito e na região de Entre Douro e Vouga e o segundo jornal semanário mais lido em todo o distrito de Aveiro, registando uma audiência de 4,5%.

Por estas razões, o jornal ‘O Regional’ é um dos principais veículos publicitários, quer para as empresas desta região, quer para as de âmbito nacional.