Sanjoanense vai ter de discutir uma liguilha para ascender à 1ª divisão em andebol

Sanjoanense vai ter de discutir uma liguilha para ascender à 1ª divisão em andebol

Na edição da semana passada, ‘O Regional’ adiantou que estava quase garantida a subida da equipa sénior de andebol da Sanjoanense à 1ª divisão. No entanto, e como havíamos deixado a ressalva, essa possibilidade não se veio a confirmar, com a Federação de Andebol de Portugal a optar pela realização de uma liguilha a ser disputada pelos primeiros classificados das três zonas. Assim, Sanjoanense, Póvoa Andebol e Almada irão disputar uma fase de todos contra todos a uma volta, em campo neutro, subindo os dois primeiros classificados. Sanjoanense garante que vai preparar equipa para assegurar a subida.

Aquilo que parecia ser uma evidência para a Sanjoanense, a subida direta à 1ª divisão em andebol, acabou por não se confirmar, com a Federação de Andebol de Portugal a optar pela realização de uma liguilha a três. Nesse sentido, Sanjoanense, Póvoa Andebol e Almada, vencedores das suas respetivas zonas, irão jogar entre si, a uma volta, para decidir duas equipas a subir à 1ª divisão, que acontecerá no início da próxima época.
E é precisamente esta possibilidade que está a deixar os dirigentes do clube preocupados, que dizem ter dificuldade em formar um plantel sem ter a certeza em que divisão irá estar a equipa a competir na próxima época. “A liguilha, ao realizar-se em setembro, vai obrigar as três equipas a jogarem o campeonato seguinte com os plantéis que prepararem. Ou seja, se fizermos um plantel de 1ª divisão e não subirmos será muito complicado financeiramente, assim como se fizermos um plantel de 2ª e subirmos, teremos dificuldade em manter”, refere a ‘O Regional’ José Pedro, o responsável máximo da secção.
Neste sentido, as preocupações da secção passam também pela forma como vão abordar os patrocinadores, a Câmara Municipal, deixando muitas dúvidas quanto ao planeamento da época. Isto já para não falar na questão do plantel, no qual José Pedro afirma que “há muitos jogadores que pura e simplesmente não aceitam jogar na 2ª divisão”.
Para já, a única certeza é que a decisão da federação implica a realização desta competição no início da época, ficando assim apuradas duas equipas para disputar o campeonato nacional da 1ª divisão, que se irão juntar às atuais 14 equipas, visto não haver descidas de divisão.
Esta situação é confirmada pelo clube, que adianta também que “pensamos que um destes clubes não está muito interessado em subir, mas são só suposições”. E, nesse sentido, os responsáveis da Sanjoanense garantem que vão preparar uma equipa competitiva para a liguilha, e “vamos ter jogos a doer logo a abrir em setembro, mas vamos considerar e assumir a subida de divisão”, afirma José Pedro.

Paulo Guimarães

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.