S. João da Madeira celebra 92 anos da sua emancipação concelhia

S. João da Madeira celebra 92 anos da sua emancipação concelhia

Ministro da Cultura e Secretário de Estado do Desporto presentes nas comemorações, que incluem inauguração do Campo de Jogos das Travessas

No dia 11 de outubro, comemora-se o 92.º aniversário do município de S. João da Madeira, assinalado com um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se incluem as visitas do Ministro da Cultura, Luis filipe de Castro Mendes, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
O programa das comemorações inicia-se já neste sábado, 6 de outubro, às 21h45, na Casa da Criatividade, com um concerto dançante da Banda de Música de S. João da Madeira, a mais antiga instituição do concelho. Um espetáculo com entrada gratuita, em que participam também a Filarmónica da Ressurreição de Mira e os Amigos das Danças.
Na mesma sala de espetáculos e também com entrada gratuita, na noite de 10 de outubro, véspera do feriado municipal, atuará a Banda da Armada, num concerto com início marcado para as 22h00. Uma excelente oportunidade para ouvir uma das mais conceituadas bandas filarmónicas do país.

Ministro inaugura exposições

No Dia do Município, 11 de Outubro, o programa começa logo pela manhã, com missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, às 10h00, na Igreja Matriz, a que se seguira, pelas 10h45, uma romagem aos cemitérios, com deposição de coroas de flores.
Às 11h30, com a presença dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, procede-se ao hastear de bandeiras no largo do Fórum Municipal, em cujo Salão Nobre recebe. Às 11h45, a sessão Solene Comemorativa do 92.º aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira.
À tarde, com a presença do Ministro da Cultura, são inauguradas as novas exposições do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, respetivamente “Estibalitz Diaz de Durana. Entre Chapéus e sonhos” (14h00) e “Elevado. O calçado de Carolin Holzhuber” (14h40).
As iniciativas programadas para 11 de Outubro, completam-se com a celebração do 10.º aniversário da Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira, que, às 18h00, abrirá as suas instalações à comunidade, convidando todos os sanjoanenses a participar nessas celebrações.

Desporto e empreendedorismo também em destaque

No dia seguinte, 12 de outubro, será o desporto a estar em destaque, com a inauguração do novo Campo de Jogos das Travessas, às 19h00, e com a realização da Gala dos Campeões, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, com início às 21h00 e a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
No dia 13, de manhã são inaugurados espaços lúdicos na Rua José Régio, no Parrinho, e na Rua Manuel Luís da Costa, em Fundo de Vila. A primeira sessão está marcada para as 10h00 e a segunda para as 11h30. Pelo meio, às 10h45, são inaugurados os pavilhões do Edifício 3 da Oliva Creative Factory.
Ao final da tarde e noite de 13 de outubro, o desporto volta a marcar as comemorações da Emancipação Concelhia, com a realização, a partir das 19h00, do Grande Prémio Internacional de Atletismo Alberto Batista, prova com grandes tradições e que passa agora a ter o nome do seu grande mentor, inesperadamente falecido no início deste ano, numa homenagem do Município de S. João da Madeira